domingo, 15 de setembro de 2024

O amor e o perdão divino (XXIVDTCC)

O amor e o perdão divino

“Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre
os Anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Um pouco mais sobre o Amor de Deus contemplo, envolvo-me:
Um amor solícito, um amor invencível.

Deus está sempre procurando obstinadamente cada um de nós,
Quão abrangente e indescritível é a Sua alegria quando nos encontra.

Sempre pronto para acolher, perdoar, reconciliar, renovar a criatura,
Obra de Sua mão, como a fina expressão de Seu sonho e Projeto.

Alegra-se com nosso retorno, com nossa fragilidade assumida,
Sem máscaras, desculpas, culpabilizações, disfarces, mentiras.

É próprio do Amor de Deus ser incondicionalmente acolhedor,
Para que sejamos melhores, aperfeiçoados, lapidados...

Expressa para conosco uma relação de amor e gratuidade,
Que não há nada e ninguém que se possa comparar.

Que a alegria transborde em nosso coração, estampada
Na expressão de nosso simples olhar, no menor gesto que façamos,

Alegria de sermos por Deus amados e perdoados, sem méritos,
Para o mesmo fazermos em relação ao próximo, sem créditos.

O misericordioso, compassivo e amigo dos homens,
Senhor nosso Deus que tirais o pecado do mundo,

Aceitai a penitência dos Vossos servos e das Vossas servas,
E fazei resplandecer sobre eles a luz da vida eterna.

Perdoai-lhes, Senhor, todos os seus pecados,
Porque Vós sois bom e amigo dos homens.

Senhor nosso Deus, compassivo, lento para a ira,
Rico de misericórdia e justo, perdoai-me os meus pecados”  (1)



(1) “Da Liturgia Etíope” – cf. Leccionário Comentado – p. 725-726
Evangelho de Lucas 15,1-10

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG