quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Fixo meu olhar em Ti, Jesus!

Fixo meu olhar em Ti, Jesus!

Fixo meu olhar em Ti, Jesus!
Tu que não apenas nos ensinaste as Bem-Aventuranças,
Mas as praticaste de forma perfeita, e por isto pode no-las ensinar.

Foste tão pobre que nasceste numa estrebaria,
Despojando-Te da condição divina, assumindo a condição de servo,
Para nos fazer partícipes de um Reino Eterno, glorioso e universal.

És para a humanidade modelo de virtude, e pudeste nos dizer:
“Vinde a mim todos vocês que andam cansados e curvados pelo peso do fardo,
Eu lhes darei descanso... porque sou manso e humilde de coração...” (Mt 11,28.29)

Fixo meu olhar em Teu coração trespassado por Amor;
Tu que és tão misericordioso que pudeste dizer e viver:
“Quero misericórdia, e não o sacrifício” (Mt 9, 13).

Ó terno e puro coração sem resquício de maldade,
Ainda que pela maldade trespassado, jorra abundantemente
A Vida que nos renova e o Alimento que nos revigora.

Sob Teu olhar de Amor, quero eternamente viver,
Aprendiz do Apóstolo que nos exortou
Para que sejamos Santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).

Contemplo-Te silenciosamente, encontro a paz...
Tu que és tão pacificador que Te tornaste nossa paz (Ef 2,14),
Nossa fonte divina de todos os bens e dons salvíficos.

Tu que não tiveste outro alimento que Te saciasse,
A não ser fazer a vontade d’Aquele que Te enviou (Jo 4,34),
Por isto Te tornaste Pão, o indispensável Alimento.

Fixo meu olhar em Ti, Jesus, num silêncio profundo...
Tu que não apenas nos ensinaste as Bem-Aventuranças,
Mas no-las propuseste como caminho em direção à santidade.

E é esta a vocação de todos os membros de Tua Igreja:
Santidade como caminho e meta, alcance e eterna busca.
Santidade desejada por Ti, sem jamais se acomodar.

Santidade implica em coragem para a cruz carregar,
Em cada Banquete Eucarístico, pela Tua Palavra se iluminar,
Pelo Corpo e Sangue recebidos, em Ti transformados.

Desejo de santidade nos impulsiona, porque sedentos de eternidade,
Para que ao mundo outro Pão ofereçamos em alegre partilha:
Pão da Caridade, Pão da Solidariedade, Pão da Paz /Felicidade.

Fixo meu olhar em Ti, Jesus, com rostos de mil nomes;
Também presente em tantos sem teto, sem terra e trabalho,
E em tantos outros privados do vital, do essencial.

Fixo meu olhar em Ti, Jesus, vítima da crudelíssima cultura do descarte,
Presente em milhões de crianças, jovens e idosos que por vida clamam,
Vítimas dos massacres, egoísmos, guerras fratricidas, genocidas...

Fixo meu olhar em Ti, Jesus, choro como choraste diante de clamores,
Diante da incredulidade, da maldade que teima no coração humano sobreviver,
Até que um dia nossas lágrimas não mais de luto, dor e pranto serão.

Fixo meu olhar em Ti, na ânsia de que um dia
As nossas lágrimas se somarão às Tuas, mas diferentes,
Porque lágrimas de emoção, alegria, vida, encantamento...

Lágrimas de dor, tristeza e lamento, pela caridade vivida,
Contigo se transformarão, porque assim com fé vivemos
Em lágrimas de vida, o Teu Reino, esperança e acontecimento...

Fixo meu olhar em Ti...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG