domingo, 24 de setembro de 2023

Alegres servos da Vinha do Senhor (XXVDTCA)

Alegres servos da Vinha do Senhor

Na passagem do Evangelho de Mateus (Mt 20,1-16a), o Senhor chama operários para a Sua vinha: há escolhidos na primeira hora da madrugada; outros as nove, doze, quinze e dezessete horas, à uma hora do fim da jornada (a undécima hora).

Com a Parábola sobre o Amor de Deus por todos, sobretudo pelos últimos, refletimos sobre como é a lógica de Deus. Como são misteriosos Seus Planos, como é maravilhosa Sua ação!

Deus sabe se servir de nossa pobreza para derramar com largueza sobre tantos Seu Amor, Sua bondade, Sua graça! Deus escolhe os fracos para confundir os fortes, como disse São Paulo.

Compromissados e iluminados pela Palavra e revigorados pela Eucaristia, na fidelidade à Igreja, somos todos humildes servos e trabalhadores da vinha!

Trabalhadores da última hora por Deus chamados, mas com resposta amorosa e decidida: amar a Deus e servi-Lo, na vida da Igreja, no compromisso com a vida dos pobres.

A vinha do Senhor precisa de féis servidores, cujos ouvidos, olhos, mão e coração jamais se fechem aos pobres e seus clamores; que pela soberba não se deixem seduzir, pois como disse Santo Agostinho, ela gera separação; mas que pela caridade, sejamos movidos, pois ela é a mais genuína fonte de unidade.

Deus com Seu Amor revelado por Jesus, na ação do Espírito paira sobre todos nós. 

Renovemos hoje e sempre a alegria de sermos servos da Vinha do Senhor, participando com ardor e alegria, como Igreja, na construção do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG