terça-feira, 3 de outubro de 2023

A justiça social

                                                       

A justiça social

Uma síntese sobre a “Justiça Social”, apresentada nos parágrafos n.1928-1948 do Catecismo da Igreja Católica.

A justiça social é garantida pela sociedade, quando esta realiza as condições que permitem às associações e aos indivíduos obterem o que lhes é devido, segundo a sua natureza e vocação.

Ela, deste modo, está ligada ao bem comum e ao exercício da autoridade, tendo em vista o respeito pela pessoa humana:

A justiça social só pode alcançar-se no respeito da dignidade transcendente do homem. A pessoa constitui o fim último da sociedade, que está ordenada para ela: a defesa e promoção da dignidade da pessoa humana ‘foram-nos confiadas pelo Criador, tarefa a que estão rigorosa e responsavelmente obrigados os homens e as mulheres em todas as conjunturas da história’’”. (n.1929).

A falta deste respeito à pessoa humana, leva ao uso da força e violência para o alcance da obediência dos membros da sociedade.

Portanto, o respeito pela pessoa humana passa pelo princípio: “Que cada um considere o seu próximo, sem qualquer exceção, como ‘outro ele mesmo’, e zele, antes de mais, pela sua existência e pelos meios que lhe são necessários para viver dignamente” (n.1931).

Há uma igualdade de dignidade entre todos os homens e mulheres, porque criados à imagem do Deus único, dotados de uma idêntica alma racional, todos os homens têm a mesma natureza e a mesma origem.

Portanto, todos foram resgatados pelo sacrifício de Cristo, portanto, chamados a participar da mesma Bem-Aventurança divina.

Deste modo, “toda a espécie de discriminação relativamente aos direitos fundamentais da pessoa, quer por razão do sexo, quer da raça, cor, condição social, língua ou religião, deve ser ultrapassada e eliminada como contrária ao desígnio de Deus” (n.1935).

Quanto às diferenças entre as pessoas, fazem parte do desígnio de Deus, que quer que precisemos uns dos outros e devem estimular a caridade.

A igual dignidade das pessoas humanas exige esforços no sentido de reduzir desigualdades sociais e econômicas excessivas; conduzindo ao desaparecimento das desigualdades iníquas.

A solidariedade humana ou o princípio da solidariedade, também enunciado sob o nome de “amizade” ou de “caridade social”, é uma exigência direta da fraternidade humana e cristã:

“A solidariedade manifesta-se, em primeiro lugar, na repartição dos bens e na remuneração do trabalho. Implica também o esforço por uma ordem social mais justa, em que as tensões possam ser resolvidas melhor e os conflitos encontrem mais facilmente uma saída negociada’ (n.1940).

Há uma necessidade de se resolver os problemas socioeconômicos, com a ajuda de todas as formas de solidariedade: solidariedade dos pobres entre si, dos ricos com os pobres, dos trabalhadores entre si, dos empresários e empregados na empresa; solidariedade entre as nações e entre os povos.

E neste sentido, a solidariedade internacional é uma exigência de ordem moral, e dela depende em parte, a paz do mundo.

A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã, e esta virtude vai além dos bens materiais, pois ao difundir os bens espirituais da fé, a Igreja favoreceu, por acréscimo, o desenvolvimento dos bens temporais, a que, muitas vezes, abriu novos caminhos.

Assim se verificou, ao longo dos séculos, a Palavra do Senhor: “Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo" (Mt 6, 33).

Conclui com as Palavras de PIO XII em seu discurso de 1º de junho de 1941:

«Desde há dois mil anos que vive e persevera na alma da Igreja este sentimento, que levou e ainda leva as almas até ao heroísmo caridoso dos monges agricultores, dos libertadores de escravos, dos que cuidam dos doentes, dos mensageiros da fé, da civilização, da ciência a todas as gerações e a todos os povos, em vista a criar condições sociais capazes de a todos tornar possível uma vida digna do homem e do cristão” (n.1942).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG