quarta-feira, 20 de setembro de 2023

O testemunho do padre faz florescer a comunidade

 


O testemunho do padre faz florescer a comunidade

Reflexão sobre o Ministério Presbiteral, à luz da primeira Carta de Paulo a Timóteo (1 Tm3,1-13).

O apóstolo pede três coisas aos presbíteros:

- Reponsabilidade;

- Irrepreensibilidade;

- Consciência de continuar o ministério salvífico de Cristo Ressuscitado.

Portanto, haverá de viver em coerência com o Evangelho, para que se torne uma presença visível de Cristo para toda a comunidade.

Na fidelidade a Jesus, que teve uma vida humana e uma vida divina, também se espera encontrar, inseparavelmente e simultaneamente, nos bispos e sacerdotes uma vida verdadeiramente humana e divina.

Tudo devem fazer para que não lhes falte uma ou outra, pois não corresponderia ao esperado pela Igreja, quando da ordenação.

Solícito e compreensível da realidade de tantas famílias que constituem a comunidade, no exercício sinodal do ministério, marcará a vida da comunidade, escrevendo uma história memorável, de modo que a comunidade não perderá a lembrança daquele ministro ordenado, daquele bispo ou padre.

O que toda a comunidade espera é que eles vivam como são, vivam a vida de Deus, alimentados pela Palavra e Eucaristia, numa vida marcada por profunda e fecunda espiritualidade, em compromissos solidários com a comunidade, para edificar a Igreja de Cristo, e juntos, renovados empenhos na ação evangelizadora.

Deste modo, a comunidade deve intensificar e multiplicar a oração para que o padre viva com alegria, não obstante as dificuldades e provações, este Mistério por Deus concedido, na fidelidade ao Cristo, o Servo Justo e Sofredor, Aquele que Ressuscitou e nos chama e nos envia a todos para a missão, como alegres discípulos missionários Seus.

 

Fonte: Comentário do Missal Cotidiano – Editora Paulus – pp.1273-1274

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG