quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Rezando à luz dos Prefácios da Bem-Aventurada Virgem Maria

 


Rezando à luz dos Prefácios da Bem-Aventurada Virgem Maria

Rezemos à luz dos cinco Prefácios da Bem-Aventurada Virgem Maria conforme Missal Romano:

I - A maternidade da Bem-aventurada Virgem Maria:

“...Por obra do Espírito Santo ela concebeu o vosso Filho Unigênito e, sem perder a glória de sua virgindade, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor nosso...”

II – A Igreja louva a Deus com as palavras de Maria:

- “...Na comemoração da Bem-aventurada, exaltamos, ainda mais, vossa clemência, inspirando-nos no mesmo hino que ela cantou em vosso louvor.

De fato, fizestes grandes coisas por toda a terra e, de geração em geração, manifestastes a vossa infinita misericórdia, quando olhastes para a humildade de vossa serva, e nos destes, por meio dela, o autor da salvação da humanidade, vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso...”

III – Maria, imagem e Mãe da Igreja:

- “Acolhendo vosso Verbo no seu coração imaculado, ela mereceu concebê-lo em seu seio virginal, e dando à luz o Fundador, acalentou a Igreja que nascia.

Recebendo aos pés da cruz o testamento da caridade divina, ela assumiu todos os seres humanos como filhos e filhas, gerados para a vida eterna pela morte de Cristo.

Ao esperar com os Apóstolos o Espírito prometido, unindo suas súplicas às preces dos discípulos tornou-se modelo da Igreja orante...”

IV – Maria, sinal de consolação e esperança:

- “Nós vos louvamos e bendizemos na (...) da Bem-aventurada Virgem Maria, por Cristo, Senhor nosso.

Humilde serva, ela acolheu vossa palavra e a guardou no seu coração; admiravelmente unida ao mistério da redenção, perseverou com os apóstolos em oração, esperando a vinda do Espírito Santo; agora resplandece no caminho da nossa vida, como sinal de consolação e de firme esperança...”

V – Maria, imagem da nova humanidade:

“...Na plenitude dos tempos revelastes o mistério escondido nos séculos antigos para que o mundo inteiro recuperasse a vida e a esperança.

Pois, em Cristo, novo Adão, e em Maria, nova Eva, manifestastes o mistério da vossa Igreja como primícia da humanidade redimida.

Por este dom admirável, toda a criação, na força do Espírito Santo, retorna ao caminho original da Páscoa eterna...”

“Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura...”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG