terça-feira, 26 de setembro de 2023

Até...

                                               


Até...

Amo a nossa Língua Portuguesa! Não fosse por sua beleza e riqueza inesgotáveis, de que outro modo eu poderia levar a Palavra de Deus, neste espaço, a você, leitor?

Quem me acompanha sabe que gosto de brincar com as palavras: homônimos, parônimos, gerúndios, pontuação, e por aí vai. Sempre sem nenhuma pretensão de ensinar, mas de rever meus próprios conhecimentos e aprender mais.

A palavra inspiradora desta vez é pequenina e a usamos em todo momento, sem mesmo nos atentarmos bem a ela...

Antes de qualquer sobressalto,  antecipo que o texto   não é propriamente orante, mas fico feliz em partilhá-lo contigo!

Até, mais que uma simples preposição designando limite de tempo:
Até agora, até o presente, até ontem, até amanhã, até nunca mais...

Até, mais que também uma preposição delimitando espaço:
Até aqui, até bem perto, até a margem, até o extremo, até o horizonte...

Até, como até mesmo uma preposição expressando quantidade:
Até dez, até cem, até se fartar, até que nada mais caiba...

Até, que também tem conotação de advérbio:
Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria...

Até, como precioso advérbio com sentido de advérbio,
Até, como advérbio também podemos usá-lo...

E ainda, até pode como advérbio:
Até agora não encontraram resposta tão esperada...

Até, tão comum nas comunicações virtuais,
Como advérbio que significa até mais, até daqui a pouco,

Até a próxima conversa, até o próximo contato,
Até o próximo email, até o próximo torpedo...

Até que enfim, no sentido mais preciso de finalmente:
Até que enfim encontraram a solução que procuravam.

Até como expressão do limite que nos acompanha:
Até a última gota, até o último momento, até não mais se ter força...

Até, eternizado em expressões que se repetem:
Quem nunca ouviu ou disse “Até tu Brutus, meu filho!”?

Até, quando se assume o vínculo indissolúvel no Sacramento:
“Até que a morte os separe...”, aliança de amor para sempre. 

Até, eternizado pela Palavra do Senhor que nos vem de Lucas:
“... sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,7-8).

Até que Ele venha, aguardemos vigilantes, em Oração
A Sua segunda vinda gloriosa, no dia e hora que não sabemos... 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG