terça-feira, 26 de setembro de 2023

Escutar e por em prática a Palavra de Deus

Escutar e por em prática a Palavra de Deus

Ouvimos na terça-feira da 25ª Semana do Tempo Comum a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 8, 19-21).

Vejamos o que nos diz o Lecionário Comentado sobre Maria, a Mãe de Jesus:

“É Mãe do Senhor não só porque lhe deu uma vida humana, mas também porque escutou e cumpriu a Palavra de Deus” (1).

Para Jesus o mais importante é escutar a Palavra de Deus e fazer com que produza frutos na vida concreta, e Maria assim o fez, e nos deu o “Bendito Fruto do Seu Ventre”, Jesus, na fidelidade a Deus por meio da ação do Espírito Santo.

De fato, o que mais se faz necessário hoje são “pessoas que, com sua virtude quotidiana, deem testemunho de que da adesão à fé no Deus de Jesus Cristo, nasce uma Humanidade nova, mais capaz de ir ao encontro e de acolher o homem e a mulher sofredores de nosso tempo. É na relação pessoal entre pessoa e pessoa que tudo se joga e também a Palavra de Deus, muitas vezes entendida como algo de obscuro e distante da vida, pode ser apresentada como fonte de esperança, no meio da companhia dos homens” (2).

Somos testemunhas de quanto o Papa Francisco tem motivado para que não sejamos apenas assíduos ouvintes da Palavra de Deus, mas praticantes da mesma. Ele não só nos motiva, mas dá inúmeros testemunhos desta relação inseparável entre a escuta e a prática da Palavra de Deus proclamada, ouvida, meditada e na vida concretamente vivida.

Roguemos a Deus, para que membros da família do Senhor sejamos, na escuta atenta e prática da Palavra Divina que é luz para nosso caminho.

Aprendamos com Maria, Mãe, Mestra e Discípula do Senhor, para que assim também sejamos, pois ela melhor do que ninguém assim o fez, e assim membros da família do Senhor seremos, e poderemos dizer que Jesus é Senhor de nossa vida, e ela é, verdadeiramente nossa amantíssima mãe, que tanto nos ama e deseja que sejamos cumpridores da Palavra do Seu diviníssimo Filho.

Num mundo tão obscuro, com a fragilização da esperança, perda de princípios vitais que garantem uma nova humanidade, mais do que nunca, é tempo de ouvir e por em prática a Palavra de Deus, para que nossa fé seja frutuosa e acompanhada de gestos multiplicados de caridade.



(1) (2) Lecionário Comentado – Ed. Paulus – Vol. II – p. 412

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG