quinta-feira, 28 de setembro de 2023

A vida está acima dos bens que passam

 


A vida está acima dos bens que passam

No dia 28 de setembro, com a Igreja, celebramos a memória do mártir São Venceslau (Séc. X).

Sejamos enriquecidos à luz da Primeira Legenda Paleoslava:

“Pela morte de seu pai Bratislau, os habitantes da Boêmia constituíram Venceslau seu príncipe. E pela graça de Deus ele era perfeito. Pois fazia o bem a todos os pobres, vestia os nus, alimentava os famintos, acolhia os peregrinos consoante a palavra evangélica. Não admitia que se causasse danos às viúvas, amava a todos, pobres e ricos, servia os servos de Deus, adornava muitas igrejas.

Mas alguns homens da Boêmia tornaram-se soberbos e persuadiram a Boleslau, seu irmão mais moço, dizendo: “Teu irmão Venceslau, conspirando com a mãe e seus homens, vai te matar”.

Celebrando-se festas da dedicação das igrejas em todas as cidades, Venceslau visitava-as todas. Entrou na cidade de Boleslávia, num domingo, festa de Cosme e Damião. Terminada a missa, quis voltar a Praga. Mas Boleslau, com más intenções, reteve-o dizendo: ‘Por que te vais embora, irmão?’ De manhã, soaram os sinos para o ofício matutino. Ouvindo o som dos sinos, Venceslau disse: ‘Louvor a ti, Senhor, que me deste viver até esta manhã’. Levantou-se e foi ao ofício matutino.

Boleslau logo o alcançou à porta. Venceslau olhou-o e disse: ‘Irmão, ontem nos serviste bem’. O demônio inclinou-se ao ouvido de Boleslau e perverteu seu coração; desembainhando a espada, respondeu-lhe: ‘Vou, agora, servir-te melhor’. Dito isto, feriu-lhe a cabeça com a espada.

Venceslau, voltando-se para ele, disse: “Qual é a tua intenção, irmão?” E agarrando-o, lançou-o por terra. Mas acorreu um dos conselheiros de Boleslau e feriu a mão de Venceslau. Este, com a mão ferida, largou o irmão e refugiou-se na igreja. Contudo dois malfeitores o mataram à porta da igreja. Veio um terceiro e traspassou-lhe o lado com a espada. Vensceslau expirou logo com estas palavras: Em tuas mãos, Senhor, entrego o meu espírito (cf. Sl 30,6).”

Quando lemos sobre o martírio de São Venceslau, imediatamente nos vem à mente as primeiras páginas do Livro do Gênesis (Gn 4,1-16), sobre o fratricídio de Abel por seu irmão Caim.

Lamentavelmente, páginas como esta e de São Venceslau, continuam se repetindo, ainda que de modos diversos, e talvez não chegando à sua expressão máxima.

Por vezes, contendas entre irmãos por questões mínimas, relacionadas à herança, inveja, ciúme, enfermidade, ou outras motivações.

Roguemos a Deus por tantos quanto possam estar vivendo situações difíceis de relacionamento com os irmãos da própria família, ou mesmo da família maior, a comunidade de que possam fazer parte.

Oremos:

Ó Deus, que inspirastes ao rei e mártir São Venceslau preferir o Reino do céu ao da terra, dai que, por suas preces, saibamos renunciar a nós mesmos e seguir-Vos de todo o coração. Por N.S.J.C. Amém.”

 

PS: “Venceslau nasceu na Boêmia, cerca do ano 907; de uma tia paterna recebeu sólida formação cristã e assumiu o governo de seu ducado por volta de 925. Suportou muitas dificuldades no governo e na formação cristã de seus súditos.

Traído por seu irmão Boleslau, foi morto por uns sicários no ano de 935. Foi logo venerado como mártir e escolhido pela Boêmia como seu patrono principal” (Liturgia das Horas – Tempo Comum – Volume II - pág. 1308)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG