quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Gloriemo-nos na Cruz de Nosso Senhor

Gloriemo-nos na Cruz de Nosso Senhor.

Celebramos no dia 14 de setembro, a Festa da Exaltação da Santa Cruz e ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 3, 13-17) que marca profundamente nossa espiritualidade.

É preciso que vejamos a Cruz à luz da fé, para além do que ela significa, do contrário será um instrumento de suplício, de maldição e intimidação.

Celebrar esta Solenidade é nos associarmos cada vez mais decididamente à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, e tão somente n’Ela nos gloriarmos, como afirmou o Apóstolo Paulo (Gl 6,14).

Se cremos no Filho de Deus, que foi elevado entre o céu e a terra, suspenso na Cruz, receberemos d’Ele a vida eterna.

Se a virmos a partir da fé, a morte de Jesus Cristo nela, torna-se para instrumento de salvação para quem n’Ele viver e crer.

Jesus, no alto da Cruz, nada reteve para Si, mas morreu para que todos tenhamos vida e vida eterna, como grão de trigo que morre para não ficar só, mas morre para muitos frutos produzir (Jo 12,24).

Na Cruz, Ele nos ensina que não podemos viver apenas para nós mesmos, mas carregar a nossa cruz, com renúncias e fidelidade, até o último momento do existir.

Nela, Ele volta para nós o olhar do amor, para que nos coloquemos com alegria e amor a serviço de Deus, o Pai, com a força do Espírito, em favor de nossos irmãos.

A Cruz, Mistério de três Amores que Se encontram: O Pai, que ama; o Filho, que é Amado, e o Espírito, que é o próprio Amor.

Ó Mistério da Cruz, que tão apenas pode ser verdadeiramente compreendida, se sob o horizonte do Amor Maior, do indizível e incrível Amor. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG