domingo, 6 de agosto de 2023

Transfiguração do Senhor: fé, esperança e caridade fortalecidas

Transfiguração do Senhor: fé, esperança e caridade fortalecidas

Com a Liturgia da Transfiguração do Senhor, mais uma vez, somos exortados a ouvir o Filho Amado, que Se transfigura gloriosamente na montanha e nos envia em missão na árdua planície do quotidiano.

Somente contemplando e ouvindo o Filho Amado, e acolhendo no mais profundo de nós o que Deus tem a nos dizer, e carregando nossa cruz na planície corajosamente, é que o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor acontecerá em nossa vida.

Fiéis à voz do Filho Amado, solidificamos uma caminhada de alegria, de fé, esperança e caridade, onde cada um faz uma descoberta de si e, sobretudo, do amor de Deus, que se revela surpreendentemente muito maior do que o nosso coração, como nos falou o Apóstolo João (1Jo 3,20).

Revigorando a nossa fé inspirados nos exemplos dos Santos e Mártires de nossa Igreja, não poderemos jamais deixar de testemunhar sagrados compromissos de uma fé viva e enraizada no chão fértil e, ao mesmo tempo, desafiador da realidade.

Ouvindo o Filho Amado, oremos para que o Papa Francisco conduza a Igreja nesta longa travessia do mar agitado da história, com suas turbulências e provações, de modo que o Espírito do Senhor continue pousando sobre ele, para que, com Sabedoria e atento aos sinais dos tempos, sobretudo, neste difícil contexto de mudança de época, cuide do rebanho por Cristo a ele confiado, fiel em sua missão Evangelizadora.

Ouvir a voz do Filho Amado no Monte e colocá-la em prática na planície, iluminados pela luz radiante da gloriosa Ressurreição, como falou o Apóstolo Paulo:

Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova, o mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo” (2Cor 5,17), e cantaremos alegremente o grande Aleluia Pascal.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG