quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Nem sábios, nem ricos, nem poderosos...

                                                      

Nem sábios, nem ricos, nem poderosos...

“Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens,
e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.”
(1Cor 1,25)

Voltemo-nos para o Sermão do Bispo e Doutor da Igreja Santo Agostinho (séc. V), em que reflete sobre a escolha que Jesus Cristo fez, chamando para ser Apóstolos alguns pescadores.

Estando o bem-aventurado Pedro com outros dois discípulos de Cristo Senhor, Tiago e João, na montanha com o próprio Senhor, ouviu uma voz vinda do céu: ‘Este é o meu Filho amado, meu predileto, escutai-O’.

Recordando este episódio, o mencionado Apóstolo escreve em sua carta: ‘Esta voz trazida do céu nós a ouvimos estando com ele na montanha sagrada’. E em seguida continua dizendo: Isto nos assevera a palavra dos Profetas’. Se ouviu aquela voz do céu, e se garantiu a palavra dos Profetas’.

Este Pedro, que assim fala, foi pescador: e na atualidade é um inestimável sinal de glória para um orador ser capaz de compreender ao pescador. Esta é a razão pela qual o Apóstolo Paulo, falando dos primeiros cristãos, lhes dizia: ‘Atenham-vos, irmãos, em vossa assembleia: não há nela muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos aristocratas; pelo contrário: Deus o escolheu o néscio do mundo para humilhar aos sábios; Deus escolheu o fraco do mundo para humilhar ao forte. Ainda mais: tem escolhido o vil e desprezível, aquilo que não conta, para anular ao que conta’.

Se para dar início à Sua obra Cristo tivesse escolhido um orador, o orador teria dito: ‘Fui escolhido em consideração a minha eloquência’. Se tivesse escolhido um senador, o senador teria dito: ‘Fui escolhido em atenção a minha dignidade’. Finalmente, se tivesse primeiramente escolhido a um imperador, o imperador teria dito: ‘Fui escolhido em consideração ao meu poder’.

Que esses tais descansem e aguardem ainda um pouco. Descansem um pouco: não se prescinda deles nem sejam desprezados; sejam somente diferidos aqueles que podem gloriar-se de si mesmos e em si mesmos.

Dá-me, diz, esse pescador, dá-me esse ignorante e ao analfabeto, dá-me a esse com quem o senador não se digna falar, nem sequer quando lhe compra um peixe: dá-me esse. E quando lhe tenha cumulado de meus dons, ficará manifesto que sou em quem atuo.

Ainda que seja verdade que me proponho a fazer o mesmo com o senador, o orador e o imperador: quando chegar o momento também farei com o senador, mas com um pescador a minha ação é mais evidente.

O senador pode gloriar-se de si mesmo, o orador também e o imperador: porém o pescador somente pode gloriar-se em Cristo.

Que venha, que venha primeiro o pescador a ensinar a humildade que salva; através dele o imperador será mais facilmente conduzido a Cristo.

Lembrai-vos, portanto, do pescador santo, justo, bom, pleno de Cristo, em cujas redes, lançadas por todo o mundo havia de ser pescado, junto com os outros, este povo africano; lembrai-vos, portanto, que ele tinha dito: ‘Isto nos assevera a palavra do Profeta’”. (1)

Deus verdadeiramente subverte qualquer lógica humana, chamando humildes pescadores e a eles confiando a missão de ser apóstolos: nem sábios, nem ricos; homens rudes e simples deram início à pregação, e semearam pelo mundo todo a Palavra que ouviram.

Regaram a Palavra com a vida e o sangue derramado, frutificando e multiplicando novos discípulos a partir do chamado, da convivência com Jesus, passando pelo Mistério da Paixão e Morte, e testemunhando a glória da Ressurreição.

Pescadores simples puderam chegar ao coração de sábios e ricos, apenas confiando, anunciando e testemunhando Aquele que mudou suas vidas: Jesus Cristo.

Como bem expressou o Bispo, não tinham a eloquência dos oradores, a dignidade dos senadores e tão pouco o poder dos imperadores, mas tinham humildade, confiança, disponibilidade, coragem, ardor e, sobretudo confiança na Palavra do Mestre e Senhor.

Creram e testemunharam Aquele que depois permaneceu vivo e Ressuscitado no Banquete da Eucaristia, cuja Palavra faz arder o coração, e o Pão partilhado faz abrir os olhos para o reconhecimento de Sua Divina presença, como o fez ao se manifestar aos discípulos de Emaús, e cada vez que nos reunimos para o Banquete Celestial.

Agora é o tempo favorável de nossa missão, com a força e a presença do Espírito Santo, continuar a missão de Jesus Cristo, a nós confiada, participando humildemente da construção do Reino de Deus.


(1) Lecionário Patrístico Dominical – Ed Vozes, 2013 – pp.631-632

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG