domingo, 27 de agosto de 2023

Jesus, Tu és Aquele... (XXIDTCA)

Jesus, Tu és Aquele...

No primeiro anúncio de Sua Paixão, Jesus perguntou aos discípulos “E vós, quem dizeis que eu sou”, e Pedro respondeu: “Tu és o Messias” (Mc 8,29). E nós o que respondemos?

Respondamos:

Tu és o Salvador do mundo, por Sua Paixão, Morte e Ressurreição, tendo nos amado, nos amou até o fim, em amor indizível por nós, ainda que pecadores fôssemos.

Tu és Aquele que choraste sobre a incrédula Jerusalém e, com isto, preparava a sua própria calamidade, predizendo sua definitiva destruição.

Tu és Aquele coroado de espinhos, em vez de palmas e ramos, vestido de púrpura por insano deboche, para nos revestir plenamente com Teu amor.

Tu és Aquele que sofreste com toda a paciência, suportando que homens desprezíveis lhe batessem, mesmo assim os amaste.

Tu és Aquele que foi esbofeteado, cuspido, injuriado, atormentado, flagelado, e levado para a crucifixão, na humilhante morte de Cruz.

Tu és Aquele que permitiu ser crucificado entre dois ladrões, sendo contado entre homicidas e malfeitores, ainda que nenhum pecado tivesse cometido.

Tu és Aquele que degustou o vinagre e o fel da vinha perversa, mesmo sendo a verdadeira videira do Pai, e sem o qual nada somos e nada podemos.

Tu és Aquele que bebeste o fel, carregando sobre Si a amargura e os desgostos desta vida, mortal e passível.

Tu és Aquele que bebeste vinagre, assumindo a natureza deteriorada do homem e a reintegrando ao seu estado primitivo.

Tu és Aquele que transformaste a púrpura em sinal de verdadeira realeza; a vara em frágil instrumento da debilidade e fragilidade do poder do diabo.

Tu és Aquele que transformaste as bofetadas, injúrias, golpes recebidos, e por nós merecidos, em anúncio da liberdade que nos alcançaste.

Tu és Aquele, que do lado trespassado pela lança, ao jorrar água e sangue, permitiu que renascêssemos e do Teu Sangue fôssemos redimidos e alimentados: Batismo e Eucaristia.

Tu és Aquele que desceu à mansão dos mortos, pelo Pai, jamais abandonado, Ressuscitado, e junto d’Ele, nos enviou o Seu Espírito para nos conduzir.

Tu és Aquele que nos envia em missão, para sermos sal da terra e luz do mundo, e bem sabemos, outro plano não tens, e esperamos jamais decepcionar. Amém.


Fonte inspiradora: Mc 8,27-35; Tratado sobre a Encarnação do Senhor, escrito por Teodoreto de Ciro (séc. V) – in Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pp.466-4677
Apropriada reflexão para a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 9,18-24; Mt 16,13-20)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG