quarta-feira, 23 de agosto de 2023

“Vinde & Vede”

                                                  

“Vinde & Vede”
 “A juventude mora no coração da Igreja
e é fonte de renovação da sociedade”

Oito anos passados, realizamos o XVIII EJC - Encontro de Jovens com Cristo  em que foi renovada a esperança de todos nós, pois vimos Jovens que, como André, Pedro, João, Felipe, Tiago e outros discípulos, responderam ao chamado que Jesus fez para serem Seus seguidores.

Jesus dirigiu uma pergunta aos Jovens que participaram do EJC: “Que procurais?” e estes responderam: “Mestre, onde moras?”. O Senhor respondeu: ‘Vinde e Vede’. (Jo 1,38-39).

Os Jovens vieram, fizeram seu Encontro pessoal com Jesus, que os marcará para sempre e os fará alegres discípulos missionários do Senhor na construção do Reino de Deus: Reino de amor, alegria, vida, justiça, felicidade e paz.

Voltemos para o que nos disseram os Bispos  em Documento dedicado especialmente à juventude: “A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade. Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade. A Igreja continua olhando com amor para os jovens, mostrando-lhes o verdadeiro Mestre − Caminho, Verdade e Vida − que os convida a viver com Ele. Nós, pastores, consideramos urgente e importante o tema da evangelização da juventude para refleti-lo à luz da Palavra de Deus e de tantas riquezas e desafios deste momento histórico-cultural em que vivemos” (Evangelização da Juventude  Desafios e perspectivas pastorais n. 85).

Mais que acreditar, é dedicar tempo e espaço para que a juventude seja protagonista da evangelização, junto com tantos outros que nos antecederam e com mais tempo vivido, participaram com ardor, corajosa e decididamente na evangelização.

Foi à luz destas palavras, sobretudo quando se afirma que a juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade, que decidimos o tema: “Jovens, o que procurais?”; e o lema: “Vinde&Vede”, que motivaram as reflexões do EJC.

Para o êxito deste Encontro, contamos com o sim dado por vários casais, que prontamente se dispuseram a servir, não importando qual seria o trabalho, sabedores de que todo trabalho possui igual beleza, pois, embora indignos sejamos, o Senhor nos chamou para trabalhar em Sua messe; não pelos nossos méritos, mas para nos santificar, nos enriquecer, nos cumular com Suas bênçãos.

Não há nada mais precioso para nós do que ser chamado pelo Senhor para trabalhar em Sua vinha. Ele é a nossa pérola preciosa de maior valor, Ele é o nosso tesouro escondido, pelo qual tudo vendemos, de tudo nos dispomos, para adquirir o terreno no qual Ele Se encontra, ou seja, que O tenhamos sempre no mais profundo de nós, mais íntimo a nós, do que nós a nós mesmos, como bem falou Santo Agostinho, em seu incansável e feliz encontro, quando partiu a procura de Deus.

Agora é tempo de todos avançarmos para águas mais profundas, e cada Jovem, tendo encontrado e feito uma profunda experiência pessoal com Cristo, leve tantos outros jovens à mesma experiência, à mesma graça.

Impossível ter-se encontrado com Jesus e retê-Lo somente para si. Agora é a sua vez, Jovem, de levar outros jovens ao mesmo encontro, como fizeram os primeiros discípulos.

O EJC não termina, deve prolongar para sempre na vida de quem dele participou: comunicando a Boa-Nova do Evangelho com palavras e obras, em todos os lugares em que se vive. E num mundo em que redes sociais virtuais se formam, também este espaço impregnar com a Semente da Palavra do Senhor, semeando o que melhor pudermos, para vermos florir o jardim de Deus que tanto desejamos: um mundo mais belo, humano, justo e fraterno.

Que Deus derrame copiosas bênçãos sobre os Jovens que fizeram o Encontro e sobre todos os que, direta e indiretamente, e de modos diferentes, trabalharam, colaboraram, acreditaram e participaram deste EJC, não medindo esforços para seu êxito. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG