domingo, 20 de agosto de 2023

O sorriso de Maria

O sorriso de Maria

“Os grandes do povo procurarão o teu sorriso”
(Sl 44, 13).

Meditemos um trecho da Homilia do Papa Bento XVI, de quinze de setembro de 2008, por ocasião do 150º Aniversário das Aparições de Lourdes, na Santa Missa com os enfermos.

“Queria, humildemente, dizer àqueles que sofrem e a quantos lutam e se sentem tentados a virar as costas à vida: voltai-vos para Maria!

No sorriso da Virgem, encontra-se misteriosamente escondida a força para continuar o combate contra a doença e a favor da vida. Junto d’Ela, encontra-se igualmente a graça para aceitar, sem medo nem mágoa, a despedida deste mundo na hora querida por Deus.

Quão justa era a intuição daquela bela figura espiritual francesa que foi o Padre Jean-Baptiste Chautard, quando, na obra A alma de todo o apostolado, propunha ao cristão fervoroso frequentes ‘trocas de olhar com a Virgem Maria!’ Sim, procurar o sorriso da Virgem Maria não é um pio infantilismo; é a inspiração – diz o Salmo 44 – daqueles que são ‘os grandes do povo’ (v. 13)...

O sorriso de Maria é uma fonte de água viva. ‘Do seio daquele que acredite em mim – disse Jesus –, correrão rios de água viva’ (Jo 7, 38). Maria é Aquela que acreditou e, do seu seio, correram rios de água viva, que vêm regar a história dos homens...

O Concílio Vaticano II apresentou Maria como a figura na qual está compendiado todo o mistério da Igreja (cf. LG 63-65). A sua vida pessoal apresenta o perfil da Igreja, sendo esta convidada a estar atenta como Ela às pessoas que sofrem...

Ao concluir, desejo unir-me à oração dos peregrinos e dos doentes e retomar juntamente convosco um pedaço da oração a Maria feita para a celebração deste Jubileu:

Porque Vós sois o sorriso de Deus, o reflexo da luz de Cristo, a habitação do Espírito Santo, porque Vós escolhestes Bernadete na sua miséria, Vós que sois a estrela da manhã, a porta do céu e a primeira criatura ressuscitada, Nossa Senhora de Lourdes, com os nossos irmãos e as nossas irmãs cujos corações e corpos estão a sofrer, nós vos rezamos!”

Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja. Ela é a Virgem Filha de Sião, que cumprindo a Lei, apresentou no templo o Seu Filho, a glória do Povo de Israel e luz de todas as nações.

Maria, a Virgem Mãe oferente, que se alegra pelo Bendito Fruto do Seu Ventre, ainda que aflita pelas duras palavras da profecia de Simeão, naquele dia no templo.

Maria, a Virgem ministra do dom salvífico ofereceu o Cordeiro Imaculado, O Seu Filho, que foi imolado no Altar da Cruz para nossa Salvação.

Maria, tão unida ao seu Filho, um só amor a associava a Ele, uma só dor também os uniu, e apenas a vontade de a Deus agradar os movia.

Veneremos a Mãe de Jesus, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa, e ressuscitemos o sorriso em nossos lábios, com um coração confiante na onipotência divina, como assim foi o seu coração, em mais perfeita comunhão e sintonia com o coração do seu Filho: os dois mais belos corações – O Imaculado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus.

Oremos:

“A Igreja Virgem guarde com integridade, ó Senhor, a nova Aliança de amor; e, a exemplo de vossa humilde serva, que vos apresentou no templo o Autor da Nova Lei, conserve intacta a sua fé, robusteça a esperança do alto, fomente a caridade ardente. Por N.S.J.C. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG