domingo, 27 de agosto de 2023

Catequistas, eu os vejo, ouço e sinto...

                                                       

Catequistas, eu os vejo, ouço e sinto...

Eu os vejo subindo e descendo o Monte Sagrado para o encontro com o Senhor em cada Banquete Eucarístico, e descendo com o coração inflamado de amor.

Vejo os catequistas aprofundando este relacionamento de intimidade e amizade com Jesus, o Divino Mestre, manso e humilde de coração, que nos convida a Ele nos voltarmos, porque Seu fardo é leve e Seu jugo suave, no Mistério da Cruz carregada, precedida e acompanhada das necessárias renúncias para segui-Lo.

Vejo os catequistas como exemplos de fidelidade, amor e sensatez; testemunhas de uma fé vigilante, vivendo constantemente na presença de Jesus, a Luz que ilumina a vida de toda a humanidade e não permite que vivamos nas trevas do erro.

Vejo os catequistas testemunhando uma fé cada vez mais vigilante e ativa, tornando-se luz para as pessoas, de modo que todos nos sintamos amados por Deus.

Ouço os catequistas comunicando aos catequizandos a graça do encontro de fé com o Senhor, que deu a eles, e dá a todos, um novo sentido para o existir, porque os horizontes são alargados; renova-se a esperança e fortalece a chama da caridade.

Ouço os catequistas falando deste encontro, e tudo fazendo para que os catequizandos também aprendam e o realizem em toda a vida, porque é o mais sublime dos encontros: um diviníssimo encontro que nos permite escrever sempre belas e iluminadas linhas da história.

Sinto a presença deles, mesmo que na glória já estejam, celebrando sua memória na Ceia Eucarística, assim como sinto a presença dos primeiros catequistas, nossos pais, que nos acompanham desde a concepção, quando nos falaram de Deus, com gestos e palavras de amor, para que o Deus Uno e Trino conhecêssemos e a Mãe Santíssima em todos os momentos recorrêssemos.

A estes dedico estas palavras, expressando carinho, reconhecimento e todo afeto, regados com oração de gratidão a Deus pelos que foram, são e serão sempre em minha vida: vejo, ouço e sinto suas presenças, que me revelam a presença de Deus, a quem tanto amam, do Senhor a quem deram seu sim, como discípulos missionários, assistidos com a luz do Seu Santo Espírito. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG