quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Paixão pelo Reino de Deus (31/07)

                                                           


Paixão pelo Reino de Deus

Reflexão à luz das passagens do Evangelho de Mateus (Mt 13,44-46; Mt 13,47-53).

Com as Parábolas do tesouro escondido encontrado, da pérola preciosa procurada e da rede lançada ao mar, Jesus nos fala do Reino de Deus.

Tesouro, pérola e rede, imagens tão simples usadas por Jesus, que saem de Seus lábios e têm como destino o coração dos pobres e simples, que as compreendem e se alegram, porque aceitam o convite à conversão e ao acolhimento do Reino de Deus, que vem e está se manifestando ao mundo.

Oremos:

Ó Senhor, o que nos ofereceis possui um valor infinito, não tem preço: a alegria de participar do Vosso Reino como alegres discípulos missionários.

Renovamos nossa prontidão na renúncia a tudo pela conquista da Salvação que nos vem de Vós, como dom Vosso e compromisso nosso.

Ó Senhor, ajudai-nos na melhor decisão da acolhida do Vosso Reino, não desperdiçando as ocasiões sagradas oferecidas, em contínua conversão, para que não sejamos contados entre os maus, no fim dos tempos, quando vierdes com Vossos Anjos para o julgamento final.

Suplicamos, ó Senhor, a Vossa sabedoria para que descubramos o tesouro da Lei de Deus como guia de nossa vida, pois somente vivendo a Lei maior do Amor, temos garantidas a vida e a felicidade.

Ó Senhor, que, em tempos de perseguição e dificuldades, estejamos  prontos a deixar tudo para segui-Lo; ajudai-nos a derrotar o mal com Vosso poder, crendo na força que nos vem de Vossa Ressurreição, com a presença e efusão do Vosso Espírito, que nos acompanha, fortalece, aquece nosso coração, abre nosso olhar para o horizonte do Reino.

Iluminai e fortalecei nossos passos, dai-nos coragem para carregarmos nossa cruz quotidiana, com renúncias necessárias, confiantes em Vossa Palavra, pois tudo concorre para o bem daqueles que Vos ama.

Ó Senhor, concedei-nos a graça de, no trilhar do caminho da fé, escutar, acolher e viver a Vossa Palavra sem jamais declinar de nossos sagrados compromissos convosco e com a humanidade, para que a alegria e a vida nova do Reino possam estender suas raízes, e saborosos frutos possam ser colhidos.

Enfim, ó Senhor Jesus, intercedei junto ao Vosso Pai de Amor, fonte de sabedoria, para que nos envieis sempre o Vosso Santo Espírito para descobrirmos o tesouro escondido e a pérola preciosa do Reino.

Concedei-nos o discernimento do Espírito, para que saibamos apreciar, no meio das coisas do mundo, o valor inestimável do Vosso Reino, sempre prontos a qualquer renúncia para conquistarmos os Vossos dons, dando verdadeiro e pleno sentido ao nosso existir, somente assim mais humanos e fraternos seremos.

Predestinados a ser a Vossa imagem e semelhança, nos sintamos contemplados pelo Vosso Amor, e Vos agradeçamos por nos ter chamado para trabalhar em prol do Vosso Reino, por nos ter justificado pelo Sangue Redentor e, por Vossa morte e Ressurreição, nos alcançado a glorificação. Amém. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG