quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Santa Rosa de Lima e a Paixão pelo Reino (23/08)

Santa Rosa de Lima e a Paixão pelo Reino

Celebra-se no dia 23 de agosto, a Memória de Santa Rosa de Lima, e reflitamos à luz da passagem do Evangelho de Mateus (Mt 13,44-46).

Nesta, Jesus fala do Reino comparando a duas conhecidas Parábolas: a do tesouro escondido que foi encontrado e da pérola de grande valor, que para sua aquisição tudo se vendeu. 

Procura e encontro, venda e compra. Procura inquietante, desapego para o essencial buscado, como escreveu o Apóstolo Paulo em sua Carta aos Filipenses:

“Mas o que era para mim lucro tive-o como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, Por Ele, perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado n’Ele, não tendo como minha justiça, aquela que vem da Lei, mas aquela pela fé em Cristo, aquela que vem de Deus e se apoia na fé” (Fl 3, 8-9).

O Missal Quotidiano assim afirma:

“O Evangelho é uma alegre mensagem, não um anúncio fúnebre! Jesus quer enriquecer-nos de bens superiores, e por isso, nos pede renunciar aos bens inferiores. É uma renúncia, mas àquilo que não merece ser supervalorizado, porque transitório. Renúncia, positivamente calculada, capacidade de aquisição. É preferir o mais, o melhor, é dar tudo pelo ‘tudo’, eis porque é ‘alegria’. Tesouro, pérola preciosíssima é a Palavra de Cristo, o Reino, o próprio Cristo. Dar tudo por Ele é ‘lucro’”.

Se o Reino de Deus for tudo para mim, se Deus for tudo para mim, procura, renúncia, desapegos, uma hierarquia onde os bens espirituais e eternos se sobreponham serão necessários e notáveis na minha vida, em todo meu existir.

Reflitamos:

-  O que motiva minha vida?
-  Quais são minhas riquezas?
-  Quais são os valores maiores que norteiam meus pensamentos e decisões?

-  Deus é, de fato, meu “Tudo”? 
-   Por Ele a tudo sou capaz de renunciar, em incondicional amor e fidelidade?

Aprendamos com Santa Rosa de Lima que, a exemplo de muitos, encontrou no Senhor, em Sua Palavra e na Boa-Nova do Reino a sua mais preciosa riqueza, sua pérola e seu tesouro. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG