quarta-feira, 23 de agosto de 2023

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”

No dia 22 de fevereiro, celebramos a Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo, e ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 16, 13-19), em que Jesus pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” e “E vós, quem dizeis que  Eu sou?” (Mt 16,13.15).

Na passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), vemos como Deus cuida daqueles que chamou; ama e envia, a partir de Sua ação em favor do Apóstolo Pedro.

O Apóstolo conta com uma comunidade solidária e solícita na oração; unida na alegria e na dor; na perseguição e na vitória. Como é necessária a Oração da comunidade em favor daqueles que dela cuidam!

Contemplamos, assim, o caminho feito por Pedro, que em muito se assemelha ao d’Aquele pelo qual teve o coração seduzido: Jesus.

Assim como Pedro negara três vezes na morte do Redentor, por três vezes teve que responder a inquietante interrogação de Nosso Senhor: “Pedro tu me amas mais do que estes?”. Ontem Pedro. Hoje, o Papa Francisco é aquele que continua a missão do Senhor.

Os discípulos de Jesus devem testemunhar, com sinceridade e coragem, os valores que acreditam, contra todas as dificuldades, incompreensões, perseguições, calúnias.

Bem disse o Senhor – “Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, caluniarem, perseguirem e disserem todo nome por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus”( Mt 5,11-12), e ainda: “Não temais pequeno rebanho do meu Pai...”(Lc 12,32).

A passagem é muito mais que uma descrição histórica, é uma catequese de como Deus cuida de Sua Igreja, de modo que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, como bem foi dito no Evangelho pelo Senhor. É como um selo da autenticidade da missão dos Discípulos Missionários do Senhor.

Voltando à passagem do Evangelho, temos a interrogação de Jesus sobre a Sua identidade.

Não se trata de conferir índice de ibope, mas a compreensão da Sua verdadeira identidade para que configure Seus discípulos a Ele.

Que saibam a quem segue, e a quem vão testemunhar, e respostas superficiais e inconsequentes não agradam o Coração do Senhor. Pedro, pela revelação divina, dá a verdadeira resposta “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo...”

A Pedro são confiadas as chaves, não para ser guardião das portas dos céus, mas para conduzir, organizar, orientar o rebanho do Senhor a Ele confiado. Esta é a sua missão. Esta é a missão de nosso Papa, a quem não devemos poupar Orações.

Reflitamos:

- Qual é o lugar que Jesus ocupa em nossa existência?
- O que o Apóstolo Pedro tem a nos ensinar?

- O que o Apóstolo Paulo também tem a nos ensinar?
- Por que estamos na Igreja?
- Somos uma comunidade estruturada para amar e servir, como comunidade do Ressuscitado?

- Temos consciência da dimensão profética e missionária da Igreja?
- De que modo procuramos entender e rezar pela missão de nosso Papa?

Empenhemo-nos mais intensamente e apaixonadamente no bom combate da fé. Tendo o coração por Ele mais que seduzido, empenhemo-nos em alcançar a merecida Coroa da Glória, para os justos reservada, vivendo com ardor a graça do Batismo, que fez pedras vivas e escolhidas de Deus na edificação de Sua Igreja.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG