domingo, 15 de outubro de 2023

“Caminhemos de acordo com a vocação que recebemos” (15/10)

                                                        

“Caminhemos de acordo com a vocação que recebemos”

Na sexta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum (ano par), ouvimos a passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 4,1-6), que nos exorta a viver a unidade, que não é sinônimo de uniformidade, mas comunhão a ser construída e solidificada permanentemente, para que produzamos os frutos do Espírito.

Deste modo, o Apóstolo sublinha alguns aspectos fundamentais, como a humildade, mansidão, generosidade e, sobretudo, da caridade.

Estas atitudes, que fortalecem a “unidade do espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3), não excluem a pluralidade e diversidade de funções e ministérios, bem como das opiniões:

“A unidade na fé e na Igreja não impõe nivelamento de opiniões e expressões, porém vivificada pelo espírito de caridade, é sempre respeitosa das ideias e expressões dos que não pensam ou agem como nós”. (1)

Fundamental, no entanto, que esteja no coração de todos os cristãos a unidade em Cristo, para que sejamos "um só corpo, um só Espírito, e uma só esperança à qual fostes chamados" (Ef 4,4), porque "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos” (Ef 4,5-6).

Portanto, como discípulos missionários do Senhor, em permanente vigilância na espera de Sua vinda gloriosa, precisamos ficar atentos no caminho de conversão, a fim de que não sejamos instrumentos de discórdia e divisão dentro da comunidade, ancorados num fechamento pessoal, que fere, fragiliza e destrói a comunhão e a missão à Igreja confiada.

A participação na vida da Igreja exige que cultivemos uma autêntica espiritualidade cristã, que é, necessariamente, aberta à comunhão eclesial, à construção de laços fecundos de amor, tão somente assim seremos uma Igreja verdadeiramente missionária, irradiando a luz do Senhor, sendo sal da terra e fermentando um mundo novo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG