domingo, 7 de abril de 2024

Acolhamos o Sopro do Espírito! (IIDTPB)


Acolhamos o Sopro do Espírito!

A alegria da Ressurreição transborda no coração de cada fiel e de toda a Igreja, sobretudo no Tempo Pascal.

A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, porém, nunca nos permite ancorar a barca nas margens. É preciso sempre avançar na missão evangelizadora, com a certeza de que nunca estamos sozinhos: “Ele caminha conosco”.

Jesus soprando sobre a comunidade reunida confiou-lhes o Espírito Santo para continuar Sua missão:

“A paz esteja convosco. Como o Pai Me enviou, também Eu vos envio. Recebam o Espírito Santo, A quem perdoarem os pecados, eles lhes serão perdoados, a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20,21-23).

Acolhamos o sopro do Espírito
Para edificar a Igreja, nutrida da Eucaristia, instrumento do Reino a ser construído.

Somos desafiados a construir uma comunidade com identidade e rosto pascal: Perseverante na Doutrina dos Apóstolos, promotora da Comunhão Fraterna; na Partilha do Pão (Eucaristia) e na Oração, à luz dos Atos dos Apóstolos.

Acolhamos o sopro do Espírito,
Como Igreja que nasce da escuta da Palavra, promovendo a verdadeira comunhão, na prece e no louvor, na catequese e no partir do Pão: o Pão da Eucaristia e o pão quotidiano.

Acolhamos o sopro do Espírito,
Para que nos seja concedida a graça que faz da Igreja o Corpo de Cristo; fazendo com que todos seus membros, unidos pelos laços da caridade, sejamos perseverantes e firmes na unidade do corpo.

Acolhamos o sopro do Espírito,
Para que a Igreja seja um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, conservando com toda solicitude a unidade do Espírito no vínculo da paz: “Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito” (Ef 3,1-4).

Acolhamos o sopro do Espírito,
Na participação ativa, piedosa e frutuosa em cada Eucaristia, de modo que nossos corações sempre arderão ao Escutar a Palavra divina, nossos olhos sempre se abrirão no partir do Pão.

Acolhamos o sopro do Espírito,
Na inadiável alegria da escuta atenta da Palavra e na partilha celebrada e vivida, a fim de que contemplemos o transbordamento da alegria pascal que somos chamados a vivenciar e testemunhar. 

Como os discípulos de Emaús, percebendo a presença do Ressuscitado que conosco quer caminhar e o Pão partilhar, continuemos nossa missão.

A realidade vazia do túmulo apontou para o mundo uma nova realidade: cada coração humano foi plenificado com a presença da força do Ressuscitado.

Nada pode impedir Sua ação.
Rompe-se todo medo,
Ilumina-se toda escuridão.
Ele está no centro da nossa
comunidade comunicando o grande Shalom:

Paz e Vida em plenitude que brota da Sua Ressurreição.
Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG