quinta-feira, 28 de março de 2024

Glorifiquemos o Cordeiro Imolado

Glorifiquemos o Cordeiro Imolado

Na Quinta-Feira Santa, a Liturgia das Horas nos apresentará a Homilia do Bispo Melitão de Sardes (séc. II): “Páscoa, a Festa em que celebramos o Cordeiro imolado que nos libertou da morte para a vida”.

Oremos:

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, muitas coisas foram preditas pelos profetas sobre o Mistério da Vossa Páscoa, a quem damos honra e glória, pelos séculos dos séculos.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, descestes dos céus a terra para curar as enfermidades dos homens; revestistes da nossa natureza no seio da Virgem e Vos fizestes homem.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, tomastes sobre Vós os sofrimentos do homem enfermo, num corpo sujeito ao sofrimento, e destruístes as paixões da carne; e o Vosso Espírito, que não pode morrer, matou a morte homicida.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, fostes levado como cordeiro e morto como ovelha; e nos libertastes das seduções do mundo, como outrora, Vosso Pai, os israelitas do Egito.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, Vós nos salvastes da escravidão do demônio, como outrora, Vosso Pai fez sair Israel das mãos do faraó.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, marcastes nossas almas com o sinal do Vosso Espírito e os nossos corpos com Vosso Sangue.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, vencestes a morte e confundistes o demônio, como outrora, Moisés ao faraó.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, destruístes a iniquidade e condenastes a injustiça à esterilidade, como Moisés ao Egito.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, Vós nos fizestes passar da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz, da morte para a vida, da tirania para o Reino sem fim.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, fizestes de nós um sacerdócio novo, um povo eleito para sempre, e Vós sois, portanto, a Páscoa da nossa Salvação.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, tomastes sobre Vós os sofrimentos de muitos: fostes morto em Abel; amarrado de pés e mãos em Isaac; exilado de Sua terra em Jacó; vendido em José.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, fostes exposto em Moisés; sacrificado no cordeiro pascal; perseguido em Davi e ultrajado nos profetas.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, fostes encarnado no seio da Virgem, suspenso na Cruz, sepultado na terra e, ressuscitando dos mortos, subistes ao mais alto dos céus.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, fostes um Cordeiro que não abriu a boca, o Cordeiro Imolado, nascido de Maria, a bela ovelhinha; retirado do rebanho, levado ao matadouro, imolado à tarde e sepultado à noite.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, ao serdes crucificado, não Vos quebraram osso algum, e ao serdes sepultado, não experimentastes a corrupção; mas ressuscitado dos mortos, ressuscitastes também a humanidade das profundezas do sepulcro.

Senhor Jesus, Cordeiro Imolado, que por amor a nós Vos entregastes em total fidelidade ao Plano de amor do Pai pela humanidade, enviai-nos Vosso Santo Espírito. E a Vós, com Vosso Pai e o Espírito, glorificamos hoje e sempre. Amém.


PS: Oração inspirada na Homilia do Bispo Melitão de Sardes.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG