sexta-feira, 29 de março de 2024

Feridas de amor...

Feridas de amor...

Um versículo do Evangelho:
Olharão para aquele que trespassaram” (Jo 19,37).

A intuição de São Boa Ventura:
“Através da ferida visível vemos a ferida do amor invisível”.

Uma breve reflexão sobre o versículo:
“Olhar o coração trespassado liberta, ao mesmo tempo, o olhar para o amor encarnado de Deus, que se manifesta no próprio Jesus” (1)

Um diálogo, contemplando o amor de Deus por nós por meio do Seu Filho:

Senhor, quem mais poderia nos ter  amado assim?

Ainda que nada mereçamos, nos amais imensuravelmente, porque sois a Divina Fonte de Misericórdia, que nos ama não pelos méritos que possuamos, ao contrário, porque pecadores e miseráveis o somos.

Contemplo a ferida aberta, da qual jorrou a Água, que nos fez renascer pelo Batismo; e o Sangue que Redentor, que é ao mesmo tempo, a Verdadeira Bebida, oferecida em cada Banquete da Eucaristia.

Além da ferida visível, como que num mergulho, sinto-me envolvido e submerso no mar de Vossa caridade para com os pobres; misericórdia para com os pecadores que somos; e amor, porque quisestes ser de nós o Amigo de todas as horas, incondicionalmente.

Oremos:

Senhor, que não apenas contemplemos esta ferida visível que nos remete à ferida invisível e crível do Vosso amor por nós, mas que vivamos o mesmo amor, para com todos aqueles pelos quais Vos tornastes grão caído por terra, para morrer e gerar eterna e plena vida.

Senhor, que também nosso coração, frágil, pequeno, por vezes duro, frio e egoísta, também seja ferido, quotidianamente, pela Vossa Palavra, e que esta penetre as entranhas de nossa alma, capacitando-nos para que sejamos, misericordiosos como o Pai, com a força do Vosso Espírito.


(1) Cardeal Walter Kasper – Edições Loyola – p.144

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG