quarta-feira, 5 de março de 2025

Políticas Públicas: compromisso com a fraternidade (CF 2019)

Políticas Públicas: compromisso com a fraternidade

“Porque se multiplicará a iniquidade, 
vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12)

O Tempo da Quaresma é o Tempo favorável de nossa salvação, trilhando um caminho de conversão, configurados a Cristo Jesus, no Mistério de Sua Paixão e Morte, para com Ele também Ressuscitarmos.

Tempo favorável para intensificar a prática dos exercícios quaresmais (oração, jejum e esmola), que nos possibilitarão celebrar uma fecunda Páscoa com seus frutos desejados.

Também será um Tempo favorável para não nos nos curvarmos diante da multiplicação da iniquidade, não permitindo que resfrie nosso amor, como nos alertou o Papa Francisco, em sua Mensagem para a Quaresma de 2018: - “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12).

Neste intuito, a Igreja, de modo especial, realizou a Campanha da Fraternidade, (2019) com tema tão expressivo: - “Fraternidade e políticas públicas”; assim como o Lema: - “Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27)).

Urge descobrir caminhos para construir a  fraternidade, estimulando a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidadecomo nos diz o Objetivo Geral, acompanhado dos objetivos específicos:

- Conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

- Exigir ética na formulação e concretização das Políticas Públicas.

- Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal.

- Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.

- Trabalhar para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado.

- Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista da cidadania.

- Suscitar  cristãos católicos comprometidos na política como testemunhos concreto da fé.

Concluímos com estas palavras apresentadas pelo Missal Dominical:

"...A ação caritativa pode e deve abraçar agora absolutamente todos os homens e todas as necessidades. Onde quer que falte alimento, bebida, roupa, casa, medicamentos, trabalho, instrução, meios necessários para levar uma vida verdadeiramente humana, onde estiver um aflito por tribulações e saúde abalada, alguém que sofre exílio ou prisão, aí deve a caridade cristã ir buscá-los, encontrá-los, consolá-los com cuidadosa afeição e reerguê-los, oferecendo-lhes auxílio. Esta obrigação se impõe antes de tudo aos homens e povos que vivem na prosperidade" (AA 8,cd). (1)


(1) Missal Dominical – Ed Paulus – p.900

Repostado: Campanha da Fraternidade de 2019

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG