domingo, 21 de abril de 2024

Vida plena e liberdade (IVDTPB)

                                                                       

Vida plena e liberdade

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de João (Jo 10,11-18), em quee Jesus Se apresenta como o Bom pastor e a porta das ovelhas

“Jesus é o Pastor que liberta, e cristão é aquele que entre as mil vozes que lhe propõem uma sabedoria de vida, reconhece em Cristo, a voz do Bom Pastor.

O Senhor tira os homens dos recintos impróprios onde a liberdade é só aparente. Cada um pode perguntar-se quais são as situações das quais precisa ser libertado, mas a questão fundamental é clara; só seguindo Jesus se tem em plenitude vida e liberdade” . (1)

Muitas são as vozes multiplicadas, que podem nos desviar do Projeto de vida plena e feliz que Deus tem para cada um de nós. É preciso estar sempre vigilante, para que não nos tornemos surdos ou indiferentes à Sua voz e à Sua Palavra.

Uma das mais graves enfermidades é quando nos tornamos surdos à voz divina e ao convite que Ele nos faz, para adorá-lo e amá-lo, acima de todas as coisas, com exclusividade, jamais permitindo que nosso coração se curve diante de ídolos criados por mãos humanas.

Quanto mais atentos à Sua voz, mais felizes seremos, e experimentaremos a desejada liberdade, que nos assegurará a vida plena e livre, a felicidade tão desejada, e que, por vezes, em caminhos errados procurados.

É preciso vigilância permanente para não vivermos uma “aparente liberdade”, mas que no fundo pode ser expressão da escravidão de nós mesmos, de nossos interesses, vaidades, pequenos ídolos guardados na mente e no coração.

Ouçamos a voz de Deus, que veio ao nosso encontro, conosco caminha, e nos ensina a Boa-Nova da Palavra, que nos faz verdadeiramente livres, porque Ele é a Verdade que nos liberta, e nos comunica o Seu Espírito, para que jamais vivamos sob o jugo da escravidão e do pecado.


(1) Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – Portugal – 2011 - p.484 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG