segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A missão que o Senhor nos confia pelo batismo

                                         

A missão que o Senhor nos confia pelo batismo 

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Marcos (Mc 1,7-11), em que nos convida a contemplar a realização da promessa profética, e Jesus é apresentado como o Filho de Deus, o Servo de Javé, enviado pelo Pai, sobre o qual repousa o Espírito Santo, com uma missão muito concreta a ser realizada.
 
Temos o encontro de Jesus com João Batista, às margens do rio Jordão, e Jesus recebe o batismo de João (de purificação, arrependimento e perdão dos pecados), não porque necessitasse do mesmo, mas para revelar a Sua missão específica e a Sua verdadeira identidade: Jesus é o Messias anunciado pelos Profetas que Deus enviou para libertar o Seu Povo, comunicando vida plena e definitiva.
 
Jesus, ao receber o Batismo de João, Se solidarizou com o homem limitado e pecador, assumindo a sua condição e colocando-Se ao seu lado para sair desta situação. E neste sentido, Jesus cumpriu plenamente o Projeto do Pai. 
 
O que Deus espera de nós, é que correspondamos ao Seu Amor, acolhendo e assumindo a Salvação que Jesus veio trazer, e este compromisso tem início com o nosso batismo.
 
Inaugura-se um novo tempo para nós, para caminharmos com Jesus “que vai seguir, com toda a liberdade, o caminho de Jerusalém e nós iremos acompanhar, ao longo Ano Litúrgico, os Seus ensinamentos e redescobrir os sinais que Ele realiza.”
 
Reflitamos sobre a revelação de Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade, vivendo a nossa condição humana, igual a nós, exceto no pecado, assumindo nossa fragilidade e humanidade, para que, assim, nos libertasse do egoísmo e do próprio pecado, concedendo-nos vida em plenitude.
 
Concluindo: o Batismo de Jesus revela o início de Sua missão, e o nosso Batismo é a continuidade desta missão. 
Renovemos, portanto, a alegria da graça do batismo, que nos fez sacerdotes, profetas e reis, reavivando os compromissos batismais.
 
Vivamos o nosso batismo, seguindo os passos de Jesus, em comunhão entre nós, tendo d’Ele mesmos pensamentos e sentimentos, como disse Paulo (Fl 2,5), vivendo na humildade e obediência incondicional a Deus, com a força do Espírito.
 
 
 
Fonte de pesquisa: www.Dehonianos.org/portal

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG