terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Autenticidade da religião cristã

 


Autenticidade da religião cristã

Reflexão à luz da passagem da Epístola de São Tiago (Tg 1,19-27)

“A observância meticulosa da Lei, porém, não é garantia suficiente da verdadeira religiosidade. Neste campo, o engano é sumamente fácil. Para o evitar, existem dois critérios característicos da religião cristã (pois também o eram da religião judaica): a beneficência e a benevolência para com os necessitados (os órfãos e as viúvas são mencionados como os exemplos mais claros, segundo a mentalidade da época, da necessidade e do desamparo humanos) e o esforço sério para levar uma vida pura neste mundo contaminado e secularizado.” (1)

Como vimos nos “Comentários à Bíblia Litúrgica”, beneficência e benevolência, acompanhados do esforço para se levar uma vida pura neste mundo, dão identidade à autêntica religião cristã.

A fé expressa no primeiro critério leva-nos à prática do bem, da acolhida, proximidade e ternura para com o próximo.

Discípulos missionários do Senhor devem ter uma vida marcada pela boa vontade, transformada em gestos de generosidade, benignidade, compaixão, doação e partilha em favor dos que mais precisam.

Quanto ao segundo critério, pede-nos vigilância permanente, a fim de que não cedamos às tentações do maligno (Mt 4,1-11; Lc 4,1-13; Mc 1,12-13), e jamais nos conformemos com este século (cf. Rm 12,2).

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai na comunhão com o Espírito Santo, empenhemo-nos em nosso discipulado, para que vivamos uma religião cristã que seja de fato sal da terra e luz do mundo.

Como Povo de Deus, sempre a caminho na busca da perfeição espiritual, fortaleçamos nossa comunhão, participação e missão, vivendo a graça do Batismo.

 

(1) Comentários à Bíblia Litúrgica – Editora Coimbra 2 – Palheira - pág.1725                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG