domingo, 21 de janeiro de 2024

O Senhor nos chama para o discipulado e as exigências para segui-Lo (IIIDTCA)

 


O Senhor nos chama para o discipulado e as exigências para segui-Lo
 
No 3º Domingo do Tempo Comum (ano A), ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 4,12-23), que nos diz que Jesus foi para Cafarnaum, a fim de se cumprir o que fora anunciado pelo profeta Isaías, através de Suas palavras e milagres realizados.
 
Trata-se do início da atividade pública de Jesus, na Galileia, anunciando o Reino de Deus e curando os doentes. O início se dá a partir de uma região periférica, geralmente desprezada pelo paganismo.
 
É no contexto da dura vida quotidiana que Ele chamará os primeiros discípulos para segui-Lo.
 
Deste modo, para realizar a missão, Jesus chama os Seus primeiros discípulos: Pedro e André, Tiago e João, dois pares de irmãos.
 
O evangelista narra o modo como acolhem o chamamento e a prontidão na resposta, ainda que não compreendessem o que significava este seguimento, que seria marcado de humilhação e, ao mesmo tempo, de graça divina.
 
O chamado se dá através de palavras expressas em fórmula concisa – “está próximo o Reino dos céus” (Mt 4,17); acompanhado de um imperativo indispensável – “convertei-vos” (Mt 4,17a).
 
Neste chamado, podemos destacar três elementos essenciais:
 
a)           A centralidade de Jesus, pois o chamamento é uma iniciativa d’Ele – É Ele mesmo quem chama Seus discípulos;
b)          Exige profundo desapego: Pedro e André deixam as redes e o barco, que representavam, por sua vez, a segurança do trabalho; bem como Tiago e João deixam também o pai, que representa as próprias raízes, os afetos familiares;
c)           A comunhão com Jesus a ser vivida, a fim de que sejam devidamente preparados para a missão – “Farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19).
 
A centralidade e a comunhão com Jesus somente se tornarão possíveis com o desapego total (material e afetivo), como vemos nos três elementos que são constitutivos e inseparáveis. 
 
Deixam tudo, porque encontraram Alguém que é mais importante que tudo, e tudo se torna realidade secundária.
 
Assim haverá de ser com todos os discípulos missionários do Senhor, em todos os tempos, porque, de fato, “o discipulado não é limitado a poucos escolhidos, mas cada batizado encontra espelhada na narração evangélica a sua vocação: seguir Jesus com prontidão e sem hesitações” (1).
 
Também nós somos chamados pelo nome para sermos discípulos do Senhor, e precisamos ter a mesma prontidão e desapego dos primeiros chamados por Ele.
 
Iniciando o ano, renovemos a graça de termos sidos pelo Senhor chamados, assim como, num contínuo processo de conversão, com maior prontidão, dedicação, nos empenhando no serviço da ação evangelizadora, com renovado ardor missionário, com zelo, amor e alegria.
 
Tenhamos como exemplo a Mãe de Jesus, a mais perfeita discípula do Senhor, a Estrela da Evangelização.
 
Concluímos com esta oração de Santo Agostinho (séc. VI), pedindo a Deus força e coragem, para que sejamos revigorados na resposta ao Seu chamado, como batizados e enviados em missão:
 
“Senhor Deus meu,
minha única esperança,
atende-me e faz com que eu não cesse, 
por cansaço, de Te procurar,
mas sempre procure com ardor Teu rosto(...)
 
Diante de Ti está minha força e minha fraqueza:
conserva uma e cura a outra(...)
Faze que eu me lembre de Ti,
que Te compreenda, que Te ame”. Amém.  (2)
 
(1) Lecionário Comentado – Tempo Comum -Volume I Editora Paulus - (p.110)
 
(1) Santo Agostinho – in De Trinitate, XV, 28, 51

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG