quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Resistência até o sangue

                                                        

Resistência até o sangue

Reflexão à luz da passagem da Epístola aos Hebreus (Hb 12,1-4), em que seu autor nos convida à fidelidade, à perseverança, e a não desanimar no caminho do seguimento de Jesus.

Exorta-nos a mantermos nossos olhos fixos n’Aquele que é o Autor e realizador de nossa fé: Jesus; Aquele que na Cruz viveu o amor que ama até o fim...

A alegria que alcança e pela qual Se entrega, tem caminho que ultrapassa nosso entendimento, não segue os parâmetros da razão: Sofrendo na Cruz, testemunha um amor que ama até o fim.

Nisto consiste o verdadeiro amor, e a causa da verdadeira alegria que o mundo não pode conferir.

Exorta-nos a não nos deixarmos fatigar pelo desânimo: “Vós ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado!

Peçamos a Deus a luz da verdadeira ciência, para não nos desviarmos do caminho do bem e do amor, e cremos que “… Somente o Espírito Santo tem o poder de purificar nossa mente… É necessário, portanto, alegrar em tudo o Espírito Santo pela paz da alma, mantendo em nós sempre acesa a lâmpada da ciência.

Quando ela não cessa de brilhar no íntimo da mente, conhece-se os ataques cruéis e tenebrosos dos demônios, o que mais ainda os enfraquece sendo eles manifestados por aquela santa e gloriosa luz” (Diádoco de  Foticeia, Bispo – séc. V).

Não apagaremos o Espírito guardando nosso pensamento de tudo aquilo que nos afasta de Deus, evitando tudo que for maldade, contrário à vontade Divina, evitando que mergulhemos em escuridão insuportável que é a absoluta falta da ciência de Deus.

Oremos:

“Senhor, dai-nos força para resistir à tentação, paciência na tribulação e sentimentos de gratidão na prosperidade. Amém”.


PS Passagem proclamada na 4ª Semana do Tempo Comum (ano ímpar) e no Domingo da 20ª Semana do Tempo Comum (ano C)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG