domingo, 14 de janeiro de 2024

Quando Deus nos chama, só há uma resposta (IIDTCB)

                                               


Quando Deus nos chama, só há uma resposta

A Liturgia do 2º Domingo do Tempo comum (ano B) nos convida a refletir sobre o chamado de Deus feito a cada um de nós, e a resposta por Ele esperada, a fim de que participemos da realização de Seu Projeto de Amor, vida plena e feliz para toda a humanidade.

Chamado de Deus é dom e graça, e deve encontrar  em nós uma resposta livre e incondicional, quando dada por amor.

Na passagem do Livro de Samuel (1Sm 3,3b-10.19), Deus chamou Samuel e ele não O reconheceu, demorou um pouco para perceber que era Deus que o "convidava", porém tão logo percebeu ele respondeu: "Fala que Teu servo Te escuta".

Quantas vezes Deus nos chama, e deixamos passar despercebido, porque não O reconhecemos ou ignoramos Seu convite?

Os motivos? São muitos: alegamos falta de tempo, ou que é complicado demais, que não somos capazes, que talvez um dia...

Reflitamos:

- Qual é a tua resposta quando chamado para participar de uma Pastoral?
- Qual é a tua resposta aos apelos e convites de Deus a cada instante?

Quando Deus escolhe alguém é Ele quem o torna capaz: “Deus não escolhe capacitados, mas capacita Seus escolhidos”.

Não podemos desperdiçar o chamado de Deus, mas experimentar quão boa, agradável e perfeita é a vontade d’Ele.

A atitude de Samuel é profundamente inspiradora para todos nós. Deus não desistiu de Samuel quando o chamou e ele não reconheceu Sua voz.

Assim é conosco: Deus nunca desiste de nós, não importa se não O reconhecemos ou se simplesmente O ignoramos… Ele estará esperando o nosso sim como fez com Samuel, e fará coisas grandiosas em nossa vida.  

Há um canto que reflete bem tudo isto:

"Quando Deus escolhe alguém, Ele mesmo faz Tudo o que determinou em Seu coração. Capacita os chamados, fortalece os seus braços, pois, a obra é d’Ele e não falhará.

Quando Deus escolhe alguém, bom é obedecer. Custe o que custar é sempre o melhor; Ele cumpre a Palavra que diz: Boa e agradável, Perfeita é a vontade do Senhor”

Com o Salmo 39 rezamos: “Eu disse: ‘Eis que venho, Senhor’, com prazer faço a Vossa vontade.” É importante fazer a vontade do Senhor, dizer sim ao Seu chamado de coração aberto.

- Fazer as coisas de Deus apenas para "cumprir tabela", por desencargo, não é atender ao Seu chamado.
- Como atender ao chamado do Senhor: com prazer ou de má vontade?

É sempre tempo de atender ao chamado de Deus com satisfação, alegria, jovialidade e agrado, e permanecer com Ele em todos os momentos, dando-lhe a esperada resposta de amor, nos deixando inundar por uma felicidade que só Ele pode nos proporcionar.

O Apóstolo Paulo, na Carta aos Coríntios (1Cor 6,13c-15a.17-20), nos convida a viver de forma coerente com o chamado de Deus. O nosso corpo é o Santuário do Espírito Santo, portanto não é para a imoralidade. Deus, no Seu Projeto, traça um Plano de vida para Seus filhos, diferente dos pensamentos do mundo, que são voltados para o pecado.

Ele quer que usemos nosso corpo de maneira certa, de maneira livre. Liberdade não é sinônimo de libertinagem. A libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, transformando-a em um meio de prejudicar a si próprio e aos outros. É, portanto, a escravidão de si mesmo, dos próprios desejos e devaneios.

Todo ser humano é livre pelo consentimento de Deus. Quando deixamos de ser livres, passamos a ser escravos de nossas vontades, do nosso corpo, da nossa fragilidade...

A passagem do Evangelho (Jo 1,35-42) narra os primeiros encontros de Jesus com Seus discípulos. 

Jesus estava passando e eles O seguiram e logo depois perguntaram: Onde moras? E Jesus responde: "Vinde e vede!" E os discípulos permaneceram com Ele.

Permanecer com Jesus é conhecer a Deus, saber onde Ele mora, aprofundando uma relação de amizade, proximidade e intimidade que muda a vida toda e toda a vida. Permanecer com Jesus é escutar Sua palavra e meditá-la; é rezar com Ele e seguir Seus ensinamentos. 

Muitas pessoas procuram a Deus na hora do sofrimento, ou pior, às vezes mantêm uma relação de troca como se fosse um contrato comercial: "vou fazer este sacrifício para que Deus me conceda determinada graça".

Permanecer com Jesus é aprender com Ele a fazer a vontade do Pai com prazer e alegria. Aquele que conhece Jesus não é egoísta; permanece com Ele e conduz o seu irmão a Ele, para que permaneça também em Sua presença, como fez André (Jo 1,41).

Jesus fixa os olhos em Pedro e diz – “Tu és Simão, filho de João; será chamado Cefas (que quer dizer rocha)”

O olhar de Jesus... Olhar marcante que penetrou a alma de Pedro, levando-o aos poucos a reconhecer na humanidade de Jesus o ocultamento de Sua divindade; na divindade de Jesus a Sua mais bela e profunda humanidade: Jesus, verdadeiramente homem, verdadeiramente Deus!

Reflitamos:

-   Jesus fixa o olhar em cada um de nós e nos chama. Qual é a nossa resposta?

Só seremos verdadeiramente felizes se também fixarmos nosso olhar em Jesus e em Sua Cruz. Assim é o cristianismo: carregar a cruz de cada dia com renúncias, despojamentos, aberturas, até que um dia sejamos merecedores da glória dos céus!

Ouçamos o chamado de Deus, que nos chama pelo nome, como fez com Samuel e tantos outros, para uma missão sagrada de anunciar e testemunhar Jesus e Sua divina Luz, que não conhece ocaso, porque é sempre tempo de fazer a luz de Deus brilhar em todos os momentos, em todos os lugares.

Respondamos prontamente ao chamado de Jesus: “Vinde e vede”, vamos ao Seu encontro, e que este transforme e marque todo o nosso viver.

Pois, nada será como antes para quem fez o verdadeiro encontro com o Senhor, o mais belo e desejado de todos os encontros, que nos traz a felicidade e vida plena tão desejada.  

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG