quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Aprendendo com o Apóstolo Paulo: o Pastor e a Comunidade


Aprendendo com o Apóstolo Paulo: o Pastor e a Comunidade

Retomo para reflexão este versículo da Carta aos Filipenses: “Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.” (Fl 4,1).

Um pouco antes Paulo lamentava chorando, que alguns pelo agir comportavam-se como inimigos da Cruz de Cristo, porque tão distantes da vontade de Deus, exortando a comunidade a viver como cidadãos dos céus (Fl 3,17-4,1).

Infelizmente esta realidade é teimosamente persistente em cada tempo.

Notemos a relação do pastor com a comunidade. Vejamos como Paulo se referiu à comunidade: “... meus irmãos, a quem quero bem...” e mais ainda: “... dos quais sinto saudade...”

Como é bom viver em comunidade e escrever na Igreja uma história de amor, deixando marcas e sendo marcado pelo amor verdadeiro que se celebra em cada Eucaristia.

Reflitamos:

- De quem sentimos saudades?
- A quem queremos tão bem, ainda que não tão perto, mas mais do que perto de nós, pois é próprio do amor encurtar distâncias?
- Quem são as pessoas que poderiam ouvir de nós: vocês são “... minha alegria, minha coroa, meus amigos”?

E a parte final do versículo: “... continuai firmes no Senhor”. Quantos neste exato momento precisam ouvir esta palavra, ou melhor, esta Palavra. Porque há palavras e Palavra. Deus tem a Palavra, Ele é a Palavra que nos ilumina e nos fortalece em todos os instantes.

Bem nos disse o próprio Paulo – “tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13), somente assim poderemos com ele repetir, se considerarmos tudo como perda por causa do conhecimento de Jesus.

Há muito o que aprendermos com o Apóstolo, para, a seu exemplo, termos graça de aumentar o rol de nossas alegrias e coroas: nossos amigos e amigas; termos a graça de nos ajudarmos mutuamente na firmeza da fé, porque a caridade não pode deixar de ser a mais Bela Chama Devoradora do Amor de Deus, tão pouco a esperança como âncora que assegure melhores travessias para horizonte outro: felicidade presente, glória da eternidade, céu!

Permanecer na fé é preciso!
E assim, o conhecimento e o enamoramento por Cristo
nos concederão a graça de multiplicarmos relacionamentos
que serão saudades a serem 
silenciosamente contempladas
e guardadas no mais
Belo Coração, o Coração de Jesus.
                

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG