segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Concedei-nos, Senhor, mansidão e humildade

 


Concedei-nos, Senhor, mansidão e humildade

Senhor Jesus, como são admiráveis a mansidão e a humildade de Davi diante das palavras injustas de Semei, mas mais admiráveis ainda sois Vós, que suportastes os injustos e os tormentos dos inimigos, sofrendo a expiação dos pecados que não eram Vossos, mas nossos, e dos quais Vos tornastes solidário.

A Vós recorremos e suplicamos pelas nossas famílias e comunidades, a fim de que nos momentos de tensão e amargura, jamais lancemos no rosto do outro, sem nenhuma caridade, os erros verdadeiros ou presumidos, patentes ou ocultos, ou até mesmo já perdoados.

Ensinai-nos a atitude correta de mansidão, humildade e serenidade, acompanhada do silêncio e do perdão, amando ainda mais, pois tão somente assim, conseguiremos remediar, sanar as rupturas da caridade com suas cicatrizes.

Concedei-nos a maturidade e a coragem de nos questionarmos ao ouvirmos uma palavra injusta, sobre qual o grau de culpa possuído, para maior compreensão do outro, e se preciso, aceitar como sinal de expiação com toda a humildade necessária. Amém.

 

(1)             Passagem bíblica - 2 Sm 15,13-14.30; 16,5-13ª

Fonte: Comentário do Missal Cotidiano - Editora Paulus - pág. 706

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG