terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Uma reflexão ecológica

                                                                 

Uma reflexão ecológica

Mais do que nunca precisamos cuidar melhor de nossa casa que é o planeta. Crentes ou não é preciso cuidar da Obra de nosso Criador.

Providencialmente, refletimos este importante assunto na Campanha da Fraternidade 2011 que nos propôs o tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e como lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Como disse São Paulo também a criação espera ser reconciliada – “Pois a criação em expectativa anseia pela revelação dos filhos de Deus...”. Neste sentido, apresento quatro “erres” que devem fazer parte de nossa vida cada vez mais:

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, porque são práticas comuns que favorecem a sociedade, na medida em que minimizam a necessidade de insumos naturais e ao mesmo tempo a deposição de resíduos.

O primeiro “R” é Repensar:
Repensar os nossos hábitos de consumo e comportamentos. Vejamos onde podemos economizar e evitar a produção de lixo.

O segundo “R” é Reduzir:
Reduzir o consumo e o uso de embalagens e produtos não recicláveis.

O terceiro “R” é Reaproveitar:
Reaproveitar materiais, papéis, embalagens etc., que muitas vezes vão para o lixo mas que poderiam continuar sendo usados ou doados para outras pes­soas.

O quarto “R” é Reciclar:
Fazer a coleta seletiva do lixo. Reciclá-lo ou doá-lo para quem o recicla. Muitas pessoas esperam pelo nosso lixo devidamente separado.

Parece pouco, mas o Planeta agradece, e assim estaremos crescendo e dominando a terra (domínio não como esgotamento, destruição, apropriação inconsequente) como nos fala o primeiro Livro Sagrado do Gênesis.

Eis aqui uma proposta, ao mesmo tempo em que cuidamos do Planeta, estaremos fazendo bem a nós mesmos e a tantos quantos precisam de nossa ajuda.

Jamais digamos que nada podemos fazer e que não há nada que tenhamos que mudar. Cuidemos do Planeta, com a consciência de que devemos preservá-lo para as gerações que virão, sem nenhuma sombra ou possibilidade de egoísmo, indiferença, ignorância neste assunto.

Pois, ou nos convertemos no uso das coisas, na relação com elas, ou estaremos comprometendo não somente o futuro, mas já estaremos mais do que comprometendo o presente, haja vista os acidentes ambientais que já observamos...

Urge novas iniciativas e postura diante do Planeta, na sustentabilidade, na relação com o meio ambiente. Não temas apenas para teses, reportagens e livros, mas conteúdo que assegurem a própria vida... Sei que ainda estamos no começo, mas é sempre tempo de começar o que é bom...

Assim como pedimos a Deus o pão de cada dia, também devemos nos comprometer em cuidar da nossa “casa”, o Planeta, todos os dias.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG