sábado, 27 de janeiro de 2024

A missão da Igreja à luz da Lumen Gentium (Parte I)


A missão da Igreja à luz da Lumen Gentium 

A Lumen Gentium (LG) - Luz dos Povos - é um dos Documentos do Concílio Vaticano II que ora retomo, dada a sua importância fundamental para a caminhada evangelizadora da Igreja.

Dentre os oito capítulos, dois tratam respectivamente, da Missão da Igreja e da Vocação à santidade na Igreja.

Lumen Gentium começa proclamando que Jesus Cristo é a luz dos Povos e não ela, na qual o Reino de Deus ocupa o horizonte maior.

“A Igreja existe em função do Reino, para anunciá-lo, antecipá-lo em si mesma, reconhecê-lo atuando fora dela. E conhece-se o Reino postando-se no seguimento de Jesus” – (Pe. JB Libânio).

A Igreja é apresentada como Mistério a ser realizado entre os povos, como uma vontade salvífica do Pai, realizada na missão do Filho e vivificada pelo Espírito Santo (LG n.4).

Mistério Trinitário: A igreja vem da Trindade, vive da Trindade e caminha para a Trindade, o que chamamos de Comunhão Trinitária. A "Trindade é a melhor comunidade”.

“A Igreja, espelhando-se na Trindade de que é participação, tende a manter as distinções, as diferenças de ministérios e carismas. Eles, por sua vez, entrelaçam-se de tal modo em comunhão que constituem uma unidade na diferença.

E para cuidar dessa dialética está o ministério ordenado como primeiro responsável. Cabe respeitar a diferença, movendo-se nas águas da unidade batismal” – completa Pe. J.B. Libânio.
       
A Missão da Igreja é tornar-se lugar, espaço e comunidade onde a humanidade pode encontrar Deus em Jesus Cristo e ser santificada no Seu Espírito Santo.

Há um resgate de imagens que desde as origens do cristianismo representaram a Igreja: rebanho, lavoura de Deus, edifício, Jerusalém do alto, templo do Espírito Santo e Corpo de Cristo com diferentes membros e guiados pela única cabeça que é Cristo, a Luz dos Povos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG