segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A Voz Divina como o fragor de muitas águas!



A Voz Divina como o fragor de muitas águas!

Que Deus nos fale pela voz do Bispo Santo Irineu (séc. II), através de seu Tratado contra as heresias de ontem e de todo tempo:

“... Eis por que João diz no Apocalipse: “Sua voz era como o fragor de muitas águas” (Ap 1,15).

Na verdade, são muitas as águas do Espírito de Deus, porque é muita a riqueza e a grandeza do Pai.

E, passando através de todas elas, o Verbo concedia generosamente o Seu auxílio a quantos lhe estavam submetidos, prescrevendo uma lei adaptada e adequada a cada criatura.

Deste modo, dava ao povo as leis relativas à construção do tabernáculo, à edificação do templo, à escolha dos levitas, aos sacrifícios e oblações, às purificações e a todo o restante do serviço do Altar.

Deus não precisava de nada disso, pois é desde sempre rico de todos os bens, e contém em Si mesmo a suavidade de todos os aromas e de todos os perfumes, mesmo antes de Moisés existir. Mas educava um povo sempre inclinado a voltar aos ídolos, dispondo-os através de muitas etapas, a perseverar no serviço de Deus.

Por meio das coisas secundárias chamava-o às principais, isto, pelas figuras à realidade, pelas temporais, às eternas, pelas carnais, às espirituais, pelas terrenas, às celestes, tal como foi dito a Moisés: Farás tudo segundo o modelo das coisas que viste na montanha (Êxodo 25,40)...

Por meio dessas figuras, portanto, eles aprendiam a temer a Deus e a perseverar em seu serviço.

E assim a Lei era para eles, ao mesmo tempo, norma de vida e profecia das realidades futuras”.

Quanto bem faz à alma acolher a voz divina como o fragor de muitas águas! 

Deus nos fala, às vezes, através de figuras, para que possamos “apreender e aprender” o essencial, escutar e vivenciar o que há de imprescindível para uma vida mais santa e frutuosa.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG