domingo, 7 de abril de 2024

A gloriosa presença do Ressuscitado (IIDTPB)

 


                           A gloriosa presença do Ressuscitado                             

                                “Jesus entrou e, pondo-Se no meio deles, disse: 
‘A paz esteja convosco’” (Jo 20,19)

No 2º Domingo de Páscoa, o Domingo da Misericórdia, ouvimos a passagem do Evangelho de São João (Jo 20,19-31).

A presença do Ressuscitado, ao entardecer daquele primeiro dia da semana (v.19), convida-nos a refletir sobre os dons específicos e fundamentais para a vida cristã, como discípulos missionários do Senhor:

1 – A comunidade reunida, não obstante ao medo, com as portas fechadas; humanamente compreensível (v.19);

2 – A presença do Ressuscitado no meio deles nos aponta a necessária centralidade d’Ele em nossa vida, da comunidade e de toda a Igreja (v.19);

3 – A saudação com a comunicação do “Shalom”, a paz, a plenitude de bens, dons e graças, que a comunidade que a fé n’Ele professa tanto precisa (vv.19; 21; 26)

4 – A missão que Ele comunica – “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio.” (v.21);

5 – A comunicação do Espírito Santo através do sopro do Ressuscitado: – “Recebei o Espírito Santo” (v. 22);

6 – A comunidade deverá comunicar o perdão dos pecados, inaugurando vida nova, novos relacionamentos (v.23);

7 – A comunidade do Ressuscitado é a comunidade dos bem-aventurados que creem sem nunca terem visto (v.29), e repetem, para sempre, as palavras de Tomé: – “Meu Senhor e meu Deus” (v.28).

Firmemos nossos passos no itinerário Pascal, acolhendo a Palavra proclamada com alegria, renovando nossa fé, fortalecendo nossa esperança, para que seja mais forte a chama da caridade, em sagrados compromissos com a Boa-Nova do Reino, no testemunho da presença e ação do Ressuscitado conosco.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG