segunda-feira, 15 de abril de 2024

Com o Senhor, podemos ver novamente

Com o Senhor, podemos ver novamente

Todo Encontro de Jovens com Cristo, assim como demais Encontros, Retiros, devem ser momentos do transbordamento da alegria em nosso coração.

Ao nos encontramos com o Senhor, ouvimos a Palavra que encontramos na passagem do Evangelho de Lucas: “Senhor, filho de Davi, cura-me”, e também o lema: “Vê novamente; a tua fé te salvou” (Lc 18,42)

É sempre necessária a dedicação de tantas pessoas que, ainda antes do Encontro, multiplicaram reuniões, momentos de oração, para que que todos os jovens participantes se sentissem acolhidos, amados, valorizados, enviados a uma missão que não conhece ocaso.

Deve ser sempre um encontro com Jesus Cristo, de modo que se  alarga o horizonte de quem O fez e por Ele sentiu-se amado, chamado e enviado; faz sentir inflamado o coração por um fogo que jamais se apaga, porque é o fogo do amor, e o amor jamais passará, falou-nos o Apóstolo Paulo (1 Cor 13, 8).

Entretanto, não podemos permitir que um encontro se resuma em  dois dias; é preciso que haja continuidade, perseverança, pois, com Jesus presente e com o Espírito que nos assiste, como Igreja, vivemos em estado permanente de missão, participando da construção de um novo céu e uma nova terra, até que o Senhor venha gloriosamente, como rezamos na Missa: “Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição, vinde Senhor Jesus”.

Assim, como o grito daquele cego: “Jesus, Filho de Davi, cura-me”, também o grito da juventude se una ao clamor de tantos irmãos e irmãs que não veem perspectivas diante dos desafios que atentam contra a vida (desemprego, incertezas, banalização da vida, individualismo, prazer sem compromisso, depressão, dependência química, incertezas, solidão, abandonos...).

E que o Senhor, com Sua Palavra, a partir da fé que n’Ele depositamos,  nos cure de nossa cegueira, fazendo-nos enxergar novos caminhos e novos horizontes; e a olharmos uns aos outros, como irmãos numa mesma caminhada rumo ao Reino definitivo, partilhando os dons e carismas que Ele nos confiou.

O autêntico Encontro deixa marcas irremovíveis no coração de todos  que, como um selo, lembre-nos sempre que somente com o Senhor, que Se faz presente na Palavra e na Eucaristia, de forma sublime, é que seremos enamorados pela vida.

Que, sobretudo os jovens, esperança de um novo amanhã, que tiveram a coragem de rever o caminho e com o Senhor se encontrado, renovem por toda a vida o sim de amor dado, ressoando a Palavra Divina em cada instante: “quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG