sábado, 6 de abril de 2024

Anunciemos a Alegre Notícia do Ressuscitado

                                                   

Anunciemos a Alegre Notícia do Ressuscitado

 “Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Na Liturgia do Sábado da Oitava da Páscoa refletimos sobre a passagem do Evangelho que nos apresenta mais uma manifestação do Ressuscitado aos discípulos, ainda marcados pela incredulidade do acontecimento da Ressurreição (Mc 16, 9-15).

A dificuldade desta incredulidade deve-se a duas coisas necessárias:

- A atuação da graça divina, que nos revela quem é Jesus na Sua divindade e na sua atuação messiânica;
- A nossa abertura a essa graça, para que possamos acolher a atuação divina em nós.

É o Ressuscitado quem toma a iniciativa de manifestar Sua presença e cabe a nós acolher esta presença e, consequentemente, a Sua graça comunicada para que possa agir frutuosamente em nós, tornando-nos evangelizadores, traduzindo a nossa fé em missão do alegre e corajoso anúncio da Boa Notícia do Ressuscitado a todos os povos, a todas as nações.

Evidentemente, tudo isto somente será possível com a presença e ação do Espírito Santo, que nos foi enviado do Pai, por meio do Filho, com Sua Morte e Ressurreição, como Ele prometera aos Seus discípulos antes de partir.

Ser discípulo missionário do Ressuscitado é ser canal de graça na vida das pessoas, semeando no coração delas, e no próprio, a Semente do Verbo, em fértil terreno para que produza os frutos por Deus esperado, ainda que algumas sementes caiam à beira do caminho, em terreno pedregoso ou espinhoso.

De fato, não obstante a reação dos ouvintes, todo aquele que experimentou a presença do Ressuscitado é impelido a anunciar ao mundo esta experiência transformadora, assim como aconteceu a Maria Madalena, aos onze, conforme a passagem, e a tantos outros ao longo da História.

Renovemos em cada Banquete que participamos a graça do nosso Batismo, sempre iluminados pela Palavra proclamada, ouvida, acolhida para ser anunciada e vivida, bem como nutridos e fortalecidos pelo Pão Salutar da Eucaristia, e inebriados pelo Diviníssimo Sangue do Senhor, que nos redime no Cálice Sagrado, como sinal da Nova e Eterna Aliança de Amor de Deus por nós. Aleluia! Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG