domingo, 16 de abril de 2023

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor! (IIDTPA)

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor!

É Páscoa!

Tempo de renovarmos o mais profundo de nós;
de nos libertarmos de toda nódoa do pecado;
de vivermos a transbordante alegria como criaturas pascais;
na maravilhosa presença do Ressuscitado e Sua saudação "shalom".

Há pecados que nos roubam a alegria, nos roubam a graça e a beleza do viver...
Que sejamos libertos destes pecados inibidores de nossa coragem e ousadia, da chama da profecia...

Oremos:

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,
Da falsa autoimagem, quando não sei me fazer pequeno diante de Vós;
Do amargo e indesejável orgulho que me fecha o coração;
Do sentimento da soberbia, para não me asfixiar na autossuficiência.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,
Da corrosiva inveja que me consome, não me alegrando com o bem do outro;
Da menor marca da maldade, para que não tenha estéreis relacionamentos.
Do pecado da preguiça para não me consumir no muito ocupado em nada fazer.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,
Do sentimento da pseudo-autonomia, para que não prescinda da presença do outro,
O que me leva a também prescindir de Vossa iluminadora presença;
Do fechamento, do isolamento, para não  construir muros e grades que roubem minha liberdade.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,

Do olhar avarento que me torna cego à realidade do faminto;
Da surdez que me faz indiferente aos clamores dos pobres;
Do não aprendizado de verbos tão belos: amar, partilhar, servir, doar...

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,Da cultura hedonista que me afasta da autêntica felicidade;
Da cultura da morte que ceifa a vida de milhões de  inocentes;
De toda prática “legal” que fomente e legitime o crime do aborto.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,
Da ira e do rancor, para que não fomente desumanas relações;
Do analfabetismo do perdão, para não criar áridos desertos nas entranhas do coração;
Do sentimento de que a vida nada mais vale, e nada mais se pode esperar.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor,
Da hipocrisia e da falsidade para não minar e fragilizar humanos relacionamentos;
Da ânsia consumista, desmedida, que inviabiliza a vida, sugando impiedosamente o Planeta;
De compactuar com os gastos em armas de guerra, que geram violência, impunidade, indecência.

Livrai-me, Senhor, por Vossa Santa Chaga de Amor!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG