sexta-feira, 5 de abril de 2024

“A Sabedoria de cada dia dai-nos hoje, Senhor!”


“A Sabedoria de cada dia dai-nos hoje, Senhor!”

Todos precisamos da Sabedoria Divina para dirigir nossos passos e reorientar nossas decisões e atitudes.

Vejamos o que nos diz o Livro da Sabedoria:

“A Sabedoria é um eflúvio (exalação) do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de Sua bondade (Sb 7,25-26).

A Sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações. Comparada à luz do dia, sai ganhando, pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, sobre a Sabedoria o mal não prevalece (Sb 7,29-30). Enamorei-me de sua formosura (Sb 8,2)”.

O Abade São Bernardo (séc. XII), assim diz em seu Sermão que são três as exigências para que saia de nossa boca a Sabedoria e a prudência;

“Feliz o homem que encontra a Sabedoria. Feliz, ou antes, muito feliz quem mora na Sabedoria. Talvez Salomão queira aqui significar a superabundância. São três as razões de fluírem em tua boca a Sabedoria e a prudência:

Se houver nos lábios primeiro a confissão da própria iniquidade;
segundo a ação de graças e o canto de louvor; terceiro a palavra de edificação. Na verdade pelo coração se crê para a justiça, pela boca se confessa para a salvação. De fato, começando a falar, o justo se acusa.

Depois, engrandece ao Senhor. Em terceiro, se até este ponto transborda a Sabedoria, deve edificar o próximo”.

Deste modo, possuímos sabedoria quando: Confessamos nossa própria iniquidade – pecado; Rendemos a Deus ação de graças e o louvor; Dizemos palavras que edificam.

Oremos:

A Sabedoria de cada dia nos dai hoje, Senhor, para que, através dela, sejam iluminados nossos pensamentos, e assim, discernirmos o que é bom, verdadeiro e justo. Amém!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG