sexta-feira, 26 de abril de 2024

Jesus Cristo, Sua Pessoa, Identidade e Mensagem


Jesus Cristo, Sua Pessoa, Identidade e Mensagem

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
(Jo 14,6)

O Missal Dominical oferece um Comentário que muito nos enriquece para aprofundarmos sobre a Pessoa, a identidade e mensagem de Jesus para todos os tempos, afinal “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre.” (Hb 13,8).

“A figura de Cristo hoje impressiona e seduz muitos homens do nosso tempo, especialmente os jovens, por tudo o que de humano transmite, por Seu Amor aos pobres, Sua coerência, Sua tomada de posição, levada até a morte, contra as pretensões do poder.

Mas há o risco de que esse Cristo seja visto em perspectiva simplesmente humana, deixando para segundo plano ou mesmo recusando Sua divindade. Por isso, a fé na divindade de Jesus Cristo seja particularmente defendida e corroborada em nosso tempo.

Cristo não é apenas um homem, nem mesmo um homem de proporções gigantescas - escrevia um jovem. De que me serve um Deus despojado de Sua divindade, grandeza, poder, e reduzido à minha própria humanidade?

Já tivemos muitos grandes homens que conseguiram até certo ponto influenciar o espírito humano e modificá-lo. Mas todos, uns mais outros menos, apresentaram suas limitações ideológicas e existenciais, teóricas e práticas.

Assim falou um jovem sobre Jesus Cristo, um Deus que Se fez Carne, há dois mil anos:

“... ainda hoje nos comove com sua mensagem revolucionária", mas, diversamente de todos os outros grandes homens - Buda, Confúcio, Maomé, Francisco de Assis, Gandhi, Marx, Martin Luther King”.

E a reflexão do Missal Dominical continua:

“Jesus ‘não disse sou um Profeta’, ‘sou um teórico’, ‘sou um reformador’, ‘sou um contestador’, ‘sou um revolucionário’ (mesmo que o tenha sido). Disse simplesmente: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida’.

Cristo é o Caminho: não há outras vias para atingir a Deus e para chegar ao homem.

Cristo é a Verdade: na confusão ruidosa das mil verdades que só duram um dia, Ele permanece como o termo último de todas as verdades.

Cristo é a Vida: todos os esforços do homem para vencer as barreiras da morte só conseguem retardar de um momento o terrível encontro. Só Cristo destrói essa barreira e nos abre as portas para uma vida sem fim, em plenitude total.”. (1)

Oremos:

“Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por N. S. J. C. Amém”


(1) Missal Dominical – Editora Paulus - Página 383.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG