domingo, 28 de abril de 2024

Permaneçamos na Videira!

                                                       

Permaneçamos na Videira!

“Jesus é a Videira.
Jovens, n’Ele, sejam os ramos
e produzam frutos permanentes!”

Inspirados na passagem do Evangelho (Jo 15, 1-17) sobre a Videira, que é o próprio Cristo Jesus, realizamos o XVII EJC - Encontro de Jovens com Cristo (2011) na Paróquia Santo Antônio do Gopoúva, onde fui Pároco.

Foi uma fertilização para o coração de cada um e, de modo especial, dos jovens “Encontristas”, para que se torne chão fértil para acolhida da Palavra do Divino Semeador, Jesus, produzindo os frutos que Deus espera.

A Seiva do Amor foi derramada abundantemente em todos os corações:

- de cada jovem que deu o seu sim para fazer o Encontro, e descobriu que somente com Cristo poderá ser verdadeiramente feliz e frutos abundantes produzir;

- dos casais e jovens que, no milagre da multiplicação do tempo, colocaram-se generosamente a serviço para o êxito deo Encontro;

- dos assessores das palestras, padres, seminaristas, religiosas, leigos (as) que nos enriqueceram com sua presença e reflexão;

- em tantos e incontáveis corações que sempre acreditaram nesta proposta, deixando o amor de Deus falar mais alto do que qualquer obstáculo ou pensamento que não correspondesse aos desígnios divinos.

Não basta a participação em um encontro, mas que cada jovem, tendo o Senhor verdadeiramente encontrado, d’Ele jamais se separe! Pois sem a seiva do amor divino, a juventude conhece o ocaso antes mesmo que o sol nasça. Sem o Senhor nada podemos, nada somos, nenhuma alegria sentimos. Com Ele tudo podemos, na força que nos concede, exclamou o Apóstolo Paulo (Fl 4,13).

Sendo ramos da Videira, é preciso que vivamos os Mandamentos, sobretudo do Mandamento maior do amor, com todo esforço de não entristecermos o Espírito Santo de Deus, e jamais nos faltará a seiva do amor que jorrou copiosamente do lado trespassado de Jesus na Cruz.

Há ainda um longo caminho a percorrer e com Jesus permanecer, pois somente n’Ele alcançaremos a santidade perfeita como a mais bela expressão de felicidade.

É impossível distanciar-se do Amado, Cristo Jesus, quem por Ele sentiu-se amado, seduzido; cresce o apaixonamento e enraizamento em seu Amor, inevitavelmente.

Saciados pela Seiva do amor divino nossos jovens tem e terão sempre terão alegria, e a farão transbordar a muitos outros.
Acreditamos no sopro do Espírito que é o
Encontro de Jovens com Cristo.
Permaneçamos na Videira,
a Seiva do Amor não nos faltará. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG