sexta-feira, 26 de abril de 2024

Jesus: O Caminho, A Verdade e A Vida

Jesus: o Caminho, a Verdade e a Vida
 
Reflitamos sobre a passagem do Evangelho de São João, em que Jesus Se nos apresenta como o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,1-6): Caminho que nos conduz ao Pai; a Verdade que nos ilumina e nos liberta; e a Vida que renova a vida do mundo, à luz dos escritos de Santo Agostinho (séc. V):
 
“Queres conhecer o caminho? Ouve o que o Senhor diz em primeiro lugar: Eu Sou o Caminho. Antes de dizer aonde deves ir, mostrou por onde deves seguir. Eu Sou, diz Ele, o Caminho. o Caminho para onde? A Verdade e a Vida.
 
Disse primeiro por onde deves seguir e logo depois indicou para onde deves ir... Permanecendo junto do Pai é Verdade e Vida; revestindo-Se de nossa carne, tornou-Se o Caminho.
 
Não te é dito: esforça-te por encontrar o caminho, para que possas chegar à verdade e à vida. Decerto não é isso que te dizem. Levanta-te preguiçoso! O próprio Caminho veio ao teu encontro e te despertou do sono em que dormias se é que chegou a despertar-te; levanta-te e anda!
 
Talvez tentes andar e não consigas, porque te doem os pés. Por que estão doendo?
Não será pela dureza dos caminhos que a avareza te levou a percorrer?
 
Mas o Verbo de Deus curou também os coxos. Eu tenho os pés sadios respondes, mas não vejo o caminho. Lembra-te que Ele também deu vista aos cegos.”
 
O Comentário do Missal Cotidiano diz: “Jesus é Verdade porque é a perfeita revelação do Pai de quem todas as coisas recebem origem e no qual todos encontram sua consistência e verdade.
 
É Vida, porque desde já faz os homens participarem da comunhão com o Deus vivo.
 
Mas, sobretudo é Caminho, enquanto viveu em Sua pessoa a profunda experiência do encontro de Deus com o homem e comunica esta experiência aos homens Seus irmãos”.
 
Reflitamos sobre Jesus, Caminho, Verdade e Vida:
 
Jesus é o Caminho...
 
- Caminho, pois Sua própria Pessoa e Sua proposta, se vivida, nos conduzem a Deus.
 
Aderir a Cristo não é aderir a um conjunto de teorias, filosofias, mas é acolher a Palavra que nos assegura, num horizonte mais distante e amplo, a eternidade; o desejado encontro com Deus na eterna morada e plenitude do amor.
 
- Caminho exclusivo para chegar até Deus e para chegar à própria humanidade.
- Caminho a ser trilhado na superação das barreiras da morte, para adentrarmos no mistério da vida sem fim, plenitude de amor total: céu.
Jesus é a Verdade...
- Verdade enquanto relacionamento pessoal com Deus, na adesão à Sua proposta.
 
- Verdade que nos liberta, se O conhecermos, O amarmos e Seu Evangelho encarnarmos em nosso quotidiano. Se por Ele nos enamorarmos, num relacionamento eternamente apaixonado. Discípulos d’Ele só o seremos se por Ele enamorados...
Jesus é Vida...
 
- A própria fonte da Vida, do coração trespassado, do qual nascemos e nos alimentamos. Vida plena e abundante.
 
- Vida na graça, na acolhida, na ternura, no perdão, na partilha e na solidariedade.
- Vida para ser vivida no tempo presente e, um dia, vivida na eternidade.
 
- Vida que Se fez encarnada, pela Cruz marcada, vida livremente doada, vida redimida, vida Ressuscitada, pelo Pai glorificado e à direita assentado.
 
- Vida marcada pelo amor e pelo Pai foi confirmada, testemunhada por isto para sempre na glória exaltada.
 
- Vida eterna alcançada na vida que Se faz doada, por Amor sacrificada.
 
Oremos:
 
Senhor, que és nosso Caminho, Verdade e Vida, concedei-nos:
Que não nos afastemos nunca do Caminho, e possamos sempre Te descobrir conosco pelo caminho, na Tua Palavra ouvida, e no coração encontre acolhida.
 
Que nossos corações por Ela continuem o ardor sentir e A Verdade do Teu Evangelho seja a Boa Nova que nos guie, nos oriente e nos ilumine. Em meio as verdades que passam fiquemos com a Tua eterna Verdade que jamais passa:  - “Céus e terra passarão, mas Tua Palavra não passará...”
 
Que a nossa vida pela Tua vida seja consumida, e a nossa humanidade pela Tua vida divina seja permeada. Amém.
 
 
Fonte: Missal Cotidiano - Editora Paulus - pág. 420-421

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG