segunda-feira, 22 de abril de 2024

“Pela misericórdia de Deus...”


“Pela misericórdia de Deus...”

Reflexão à luz da passagem da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 12,1-2);

“Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.”

Alguns verbos são expressivos nos ajudam a fortalecer nossos passos, neste itinerário de conversão que nos é proposto, de modo especial, no Tempo da Quaresma.

O Apóstolo exorta em nome da misericórdia divina, para que façamos progressos espirituais cada vez maiores.

Vejamos, portanto, os mencionados verbos:

1º – “a vos oferecerdes - urge que sejamos sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pois nisto consiste o verdadeiro e frutuoso culto espiritual. Fazer da vida uma eterna e agradável oferenda a Deus, sobretudo colocando nossa vida no Cálice Sagrado do Senhor, configurados a Ele no Seu Mistério de Paixão e Morte, celebrando piedosa, ativa e frutuosamente a Sua Memória.

2º – “Não vos conformeis com o mundo – ou seja, não compactuar com a mentalidade do mundo, para que sal, luz e fermento sejamos, como bem nos falou o Senhor, nas passagens evangélicas, e próprio Apóstolo Paulo na Carta aos Filipenses, sobre ter os mesmos sentimentos de Jesus (Fl 2,5).

3º – “transformai-vos – implica viver em permanente atitude de conversão, para que melhora correspondamos aos desígnios de Deus, dando passos sucessivos na escala da perfeição e santidade.

4º – “renovando vossa maneira de pensar e julgar – a fim de que sejamos moldados pela mão de Deus, porque obras imperfeitas e inacabadas somos.

5º – “distinguir o que é a vontade de Deus” – discernir entre bem e o mal; a mentira e o ódio; o justo e desejável por Deus; o pecado e a graça; o que conduz à vida ou à morte; enfim, fazer o bom uso da liberdade de arbítrio, que por Ele nos foi concedida.

Reflitamos:

- Como estamos realizando a vontade de Deus?
- Como rezamos ao repetir as palavras que o Senhor nos ensinou, na “Oração do Pai Nosso”: – “Seja feita a Vossa vontade...”?

Concluindo, se necessário e possível, procurarmos o Sacramento da Penitência, para confessarmos nossos pecados. E absolvidos dos mesmos, iniciarmos um novo caminho, para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor.


(1) Lecionário comentado – Tempo Quaresma e Páscoa – Editora Paulus – 2011 – p. 202 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG