domingo, 14 de maio de 2023

Reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo


Reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo

“Tudo vem de Deus que, por Cristo, nos reconciliou consigo” (2Cor 5,18)

Sejamos enriquecidos pelos Comentários escritos pelo Bispo São Cirilo de Alexandria (Séc. V), sobre a Segunda Carta aos Coríntios, sobre a reconciliação que Deus nos possibilitou por meio de Jesus Cristo, confiando-nos o Ministério da Reconciliação.

“Os que possuem o penhor do Espírito e vivem na esperança da Ressurreição, como se já possuíssem aquilo que esperam, podem dizer que desde agora não reconhecem a ninguém segundo a carne; pois somos todos espirituais e isentos da corrupção da carne.

Com efeito, desde que brilhou para nós a Luz do Unigênito de Deus, fomos transformados no próprio Verbo que dá vida a todas as coisas. E assim como nos sentíamos acorrentados pelos laços da morte, quando reinava o pecado, agora ficamos livres da corrupção, ao chegar à justiça de Cristo.

Por conseguinte, doravante ninguém vive mais sob o domínio da carne, isto é, sujeito à fraqueza carnal. A ela com certeza, entre outras coisas, deve ser atribuída a corrupção.

Neste sentido afirma o apóstolo Paulo: ‘Se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim’ (2Cor 5,16). Como se quisesse dizer: ‘O Verbo se fez carne e habitou entre nós’ (Jo 1,14), sujeitando-se à morte segundo a carne, para a salvação de todos.

Foi deste modo que o conhecemos; todavia, desde este momento, já não é mais assim que o reconhecemos. É verdade que ele conserva a sua carne, pois ressuscitou ao terceiro dia, e vive no céu, à direita do Pai; mas a sua existência é superior à vida da carne. ‘Tendo morrido uma vez, Cristo não morre mais; a morte já não tem poder sobre Ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive’ (Rm 6,9-10).

Então, se Ele se apresentou diante de nós como modelo de vida, é absolutamente necessário que também nós, seguindo seus passos, façamos parte daqueles que não vivem mais na carne, mas acima da carne. É o que diz o grande Paulo, com toda razão: ‘Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo’ (2 Cor 5,17).

Fomos justificados pela fé em Cristo e terminou o domínio da maldade. Uma vez que ele ressuscitou por nossa causa, calcando aos pés o poder da morte, nós conhecemos aquele que por sua própria natureza é o verdadeiro Deus. É a ele que prestamos culto em espírito e verdade, por intermédio de seu Filho que distribui sobre o mundo as bênçãos divinas do Pai.

Por esse motivo, São Paulo diz com muita sabedoria: ‘Tudo vem de Deus que, por Cristo, nos reconciliou consigo’ (2Cor 5,18). Realmente, o mistério da encarnação e a renovação a que ela deu origem não se realizaram sem a vontade do Pai. É por Cristo que temos acesso ao Pai, como ele próprio afirma: ninguém pode ir ao Pai senão por Ele. Portanto,’ tudo vem de Deus que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação’”. 

Jesus com sua morte, calcou aos pés o poder da morte e nos reconciliou com Deus, e ainda mais, confiou-nos o Ministério da Reconciliação, libertando-nos dos laços do pecado e da morte, que nos mantinha acorrentados. Bem expressou o Apóstolo Paulo aos Gálatas – “É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão” (Gl 5,1), procurando sempre deixar-se conduzir pelo Espírito e não satisfazendo os desejos da carne (Gl 5,16-24).

Reconciliados com Deus, vivendo a vida nova que alcançamos pelo batismo, morremos para o pecado para vivermos totalmente para Deus, vivendo como uma nova criatura, nos passos de Jesus, tendo como projeto de vida as Bem-Aventuranças que o Senhor nos apresentou no alto da Montanha (Mt 5,1-12).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG