domingo, 16 de abril de 2023

“Bem-aventurados os que creram sem nunca terem visto” (IIDTPA)

“Bem-aventurados os que creram sem nunca terem visto”

No 2º Domingo da Páscoa, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 20,19-31), na qual encontramos a profissão de fé feita por Tomé, diante da manifestação do Ressuscitado – “Meu Senhor e meu Deus”.

Vemos o itinerário da profissão de fé feito por Tomé, ausente na primeira vez em que Jesus apareceu aos Apóstolos, e depois, quando presente, faz a grande profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”.

Tomé é proclamado bem-aventurado porque viu e tocou as Chagas gloriosas do Ressuscitado, e Jesus nos diz que felizes são aqueles que creram sem nunca terem visto, nem tocado.

Tomé toca exatamente onde nascemos e nos nutrimos: no coração de Jesus, do qual jorrou Sangue e Água: Batismo e Eucaristia.

Esta é uma mensagem essencialmente catequética, que nos convida a renovar hoje e sempre a nossa fé: somos felizes porque cremos sem nunca ter visto nem tocado: a experiência vivida por Tomé não foi exclusiva das primeiras testemunhas do Ressuscitado, e pode ser vivida por todos os cristãos de todos os tempos.

Reflitamos:

- Creio na presença de Jesus Ressuscitado na vida da Igreja?
- Sinto a presença e ação do Ressuscitado em minha vida?
- Como testemunhamos a fé no Cristo vivo e Ressuscitado?

Oremos:

Deus todo-poderoso, concedei-nos que a exemplo do Apóstolo São Tomé, sejamos sempre sustentados por sua proteção 
e tenhamos a vida nova segundo o Espírito, 
vivendo a fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor.
Nós Vos pedimos pelo mesmo Cristo e Nosso Senhor, 
na comunhão com o Espírito Santo. 
Amém. Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG