domingo, 14 de janeiro de 2024

Professemos nossa fé com coragem e humildade (IIDTCA)


Professemos nossa fé com coragem e humildade

Na Liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum (ano A), ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 1,29-34), em que João Batista nos apresenta Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo.

Vejamos o que nos diz o Comentário do Missal Quotidiano, Dominical e Ferial:

“Tanto ao crente como à Igreja, o verdadeiro rosto de Jesus vai-se revelando pouco a pouco, ao longo de um itinerário de fé percorrido lenta e laboriosamente. Isto acontece com todos, mesmo com aqueles que tiveram a graça de uma iluminação fulgurante” (1)

E continua:
“Mas ninguém pode pretender ‘conhecer’ plenamente o Senhor, antes de ter chegado à tão ansiada visão face a face (1 Cor13,12). Por mais firme que seja, a profissão de fé deverá continuar a ser humilde” (2)

Assim haveremos de viver a fé, como um “itinerário” a ser percorrido, “lenta e laboriosamente”.

Desafios, provações, lapidações, encontraremos ao testemunhá-la, mas tão somente assim, será acrisolada, purificada e fará resplandecer o amor, a bondade, a força e luz divinas.

Tão somente assim, carregaremos com fidelidade a Cruz que nos foi proposta no seguimento do Senhor, que não nos chamou com falsas e ilusórias promessas.

É próprio do amor de Deus a transparência em Suas propostas, para que O acolhamos e O sigamos com toda liberdade, coragem, despojamento, disponibilidade no carregar da cruz quotidiana.

Seja, portanto, nossa fé amadurecida dia pós dia, e revigorada em cada Banquete Eucarístico que participamos, para que nossa profissão de fé seja firme e humilde e faça resplandecer a luz divina na escuridão da noite.

Oremos:

Dai-nos ó Deus a luz do Vosso Espírito, para que no seguimento de Vosso Filho, percorramos o itinerário da fé, firmados pela âncora da esperança, e inflamados pelo fogo da caridade. Amém.



(1) (2) – Missal Quotidiano, Dominical e Ferial – Editora Paulus – Lisboa – 2012 – p.1095

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG