domingo, 14 de janeiro de 2024

Jovem, quando Deus nos chama, só há uma resposta (IIDTCB)

Jovem, quando Deus nos chama, só há uma resposta

Jovem, é sempre tempo de ouvir o chamado de Jesus e permanecer com Ele em todos os momentos, dando-lhe uma resposta de amor.

Na passagem do Livro de Samuel (1Sm 3,3b-10.19), Deus chamou Samuel e ele não O reconheceu, demorou um pouco para perceber que era Deus que o "convidava", porém tão logo percebeu ele respondeu: "Fala que Teu servo Te escuta".

Quantas vezes Deus nos chama, e deixamos passar despercebido, porque não O reconhecemos ou ignoramos Seu convite?

Os motivos? São muitos: alegamos falta de tempo, ou que é complicado demais, que não somos capazes, que talvez um dia...

Reflitamos:

- Qual é a tua resposta quando somos chamados para participar de uma Pastoral?
 - Qual é a tua resposta aos apelos e convites de Deus a cada instante em nossa vida?

Quando Deus escolhe alguém é Ele quem o torna capaz: “Deus não escolhe capacitados, mas capacita Seus escolhidos” Não devemos desperdiçar o chamado de Deus, devemos experimentar quão boa, agradável e perfeita é a vontade d’Ele.

A atitude de Samuel é profundamente inspiradora para todos nós. Deus não desistiu de Samuel quando o chamou e ele não reconheceu Sua voz.

Assim é conosco: Deus nunca desiste de nós, não importa se não O reconhecemos ou se simplesmente O ignoramos… Ele estará esperando o nosso sim como fez com Samuel, e fará coisas grandiosas em nossa vida.  

Há um canto que reflete bem tudo isto:

"Quando Deus escolhe alguém, Ele mesmo faz Tudo o que determinou em Seu coração. Capacita os chamados, fortalece os seus braços, pois, a obra é d’Ele e não falhará.

Quando Deus escolhe alguém, bom é obedecer. Custe o que custar é sempre o melhor; Ele cumpre a Palavra que diz: Boa e agradável, Perfeita é a vontade do Senhor”

Com o Salmo 39 rezamos: “Eu disse: ‘Eis que venho, Senhor’, com prazer faço a Vossa vontade.” É importante fazer a vontade do Senhor, dizer sim ao Seu chamado de coração aberto.

- Fazer as coisas de Deus apenas para "cumprir tabela", por desencargo, não é atender ao Seu chamado.
     - Como atender ao chamado do Senhor: com prazer ou de má vontade?

Atender ao chamado de Deus com satisfação, alegria, jovialidade e agrado é nos deixarmos inundar por uma felicidade que só Ele pode nos proporcionar.

O Apóstolo Paulo, na Carta aos Coríntios (1Cor 6,13c-15ª.17-20), nos convida a viver de forma coerente com o chamado de Deus. O nosso corpo é o Santuário do Espírito Santo, portanto não é para a imoralidade. Deus, no Seu Projeto, traça um Plano de vida para Seus filhos, diferente dos pensamentos do mundo, que são voltados para o pecado.

Ele quer que usemos nosso corpo de maneira certa, de maneira livre. Liberdade não é sinônimo de libertinagem. A libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, transformando-a em um meio de prejudicar a si próprio e aos outros. É, portanto, a escravidão de si mesmo, dos próprios desejos e devaneios.

Todo ser humano é livre pelo consentimento de Deus. Quando deixamos de ser livres, passamos a ser escravos de nossas vontades, do nosso corpo, da nossa fragilidade...

O Evangelho (Jo 1,35-42) narra os primeiros encontros de Jesus com Seus discípulos. Jesus estava passando e eles O seguiram e logo depois perguntaram: Onde moras? E Jesus responde: "Vinde e vede!" E os discípulos permaneceram com Ele.

Permanecer com Jesus é conhecer a Deus, saber onde Ele mora, aprofundando uma relação de amizade, proximidade e intimidade que muda a vida toda e toda a vida. Permanecer com Jesus é escutar Sua palavra e meditá-la; é rezar com Ele e seguir Seus ensinamentos. Devemos permanecer com Jesus sempre e não só na dor.

Muitas pessoas procuram a Deus na hora do sofrimento, ou pior, às vezes mantêm uma relação de troca como se fosse um contrato comercial: "vou fazer este sacrifício para que Deus me conceda determinada graça".

Permanecer com Jesus é aprender com Ele a fazer a vontade do Pai com prazer e alegria. Aquele que conhece Jesus não é egoísta; permanece com Ele e conduz o seu irmão a Ele, para que permaneça também em Sua presença, como fez André (Jo 1,41).

Jesus fixa os olhos em Pedro e diz – “Tu és Simão, filho de João; será chamado Cefas (que quer dizer rocha)”

O olhar de Jesus... Olhar marcante que penetrou a alma de Pedro, levando-o aos poucos a reconhecer na humanidade de Jesus o ocultamento de Sua divindade; na divindade de Jesus a Sua mais bela e profunda humanidade: Jesus, verdadeiramente homem, verdadeiramente Deus!

-   Jesus fixa o olhar em cada um de nós e nos chama. Qual é a nossa resposta?

Só seremos verdadeiramente felizes se também fixarmos nosso olhar em Jesus e em Sua Cruz. Assim é o cristianismo: carregar a cruz de cada dia com renúncias, despojamentos, aberturas, enriquecimentos, até que um dia sejamos merecedores da glória dos céus!

Todos os Jovens precisam ouvir este chamado de Deus, que os chama pelo próprio nome, como a Samuel, para uma missão, que consiste em anunciar e testemunhar Jesus; uma missão que não conhece ocaso, porque é sempre tempo de fazer a luz e Deus brilhar em todos os momentos, em todos os lugares...

Responda prontamente ao chamado de Jesus: “Vinde e vede”, porque você, Jovem, está no coração da Igreja e tem, como todos nós, a divina missão de renovar a sociedade, o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG