domingo, 21 de janeiro de 2024

A eficácia da Palavra Divina em nossa vida (IIIDTCC)


A eficácia da Palavra Divina em nossa vida

A Liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum (Ano C) nos convida a refletir sobre a centralidade da Palavra de Deus e sua importância em nossa vida, para que não sejamos apenas ouvintes, mas alegres e convictos proclamadores e testemunhas.

A passagem da primeira Leitura (Ne 8,2-4a.5-6.8-10) nos apresenta uma verdadeira celebração da Palavra de Deus e sua eficácia. Primeiro fala da importância, depois sobre os preparativos necessários, de sua centralidade, sua proclamação e, por fim, a resposta de conversão ao apelo que ela traz ao povo.

Na passagem da segunda Leitura (1Cor 12,12-30), o Apóstolo Paulo compara a comunidade a um corpo, onde todos os membros são importantes para que a missão evangelizadora aconteça.

Com a passagem do Evangelho (Lc 1,1-4; 4,14-21), aprofundamos sobre a missão de Jesus, uma missão divina, libertadora, inauguradora de um novo tempo, de uma nova realidade.

Com Ele, o Ano da graça é instaurado, a alegria, a paz, a vida em plenitude nos é alcançada por Sua presença e ação em nosso meio, pois Ele age sendo a própria presença da Palavra de Deus com a unção do Espírito Santo.

A missão de Jesus é a missão da Igreja, que ungida pelo Espírito Santo, alimenta-se e encarna a Palavra de Deus na vida.

Reflitamos:

- Quais as realidades que nos desafiam?

- De que modo comunicamos a Boa-Nova de Jesus?

- Sentimo-nos como um corpo em comunhão de carismas, diferentes ministérios empenhados em prol da vida e na edificação da comunidade?

- Quanto mais formos unidos, maior será a eficácia da Evangelização. Sendo assim, como vivemos a solidariedade, a responsabilidade e a coparticipação em nossa comunidade?

- Como acolhemos a Palavra de Deus? 

- O que ela provoca em cada um de nós? 

- Ela nos alegra, ilumina, alimenta?

- Esvaziamos a eficácia da Palavra de Deus, apenas ouvindo sem colocá-la em prática?      

- Cremos que o anúncio não é apenas para o outro que está ao nosso lado?

Renovemos nossas motivações, para que sejamos autênticos discípulos missionários do Senhor, seguindo-O, decidida e apaixonadamente, pois somente Ele tem palavras de vida eterna, como bem disse o Apóstolo Pedro  (cf Jo 6,51-58).

Oremos:

“Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o Vosso Amor, para que possamos, em nome do Vosso Filho, frutificar em boas obras. Por N. S. J. C. Amém.”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG