segunda-feira, 25 de março de 2024

Discípulos missionários do Servo Sofredor e Vitorioso

                                                  


Discípulos missionários do Servo Sofredor e Vitorioso


“Ele não clama nem levanta a voz,
nem se faz ouvir pelas ruas”
(Is 42,2)

Na segunda-feira da Semana Santa, ouvimos a passagem do Livro do Profeta Isaías (Is 42,1-7); do “Livro da Consolação”, nome dado convencionalmente pelos biblistas.

Trata-se do primeiro Cântico do Servo Sofredor, e refere-se a um excepcional enviado de Deus: manso e humilde de coração, infinitamente misericordioso com todos, com força interior invencível, e é constituído Luz das nações e Aliança de Deus com o Seu Povo.

Retrata a fase final do Exílio, um período muito difícil vivido pelo Povo de Deus, e o Profeta anuncia a reconstrução de Jerusalém, uma cidade que a guerra reduziu às cinzas, mas Deus, na Sua infinita bondade, vai fazer voltar a reinar a alegria e a paz sem fim.

Espera a vinda de um Messias pacífico “estabelecerá a justiça sobre a Terra”, por isto os cristãos viram prefigurados neste Cântico a própria pessoa de Jesus Cristo, o ungido do Senhor, o “Filho Amado de Deus”, como vemos na passagem do Evangelho de Mateus (Mt 3,13-17).

De fato, Jesus, veio realizar esta missão, e os Seus discípulos darão continuidade a esta, não por iniciativa pessoal, mas certos de que a vocação profética é dom de Deus.

Iniciando a Semana Santa, contemplamos na figura do Servo mencionado pelo profeta um instrumento através do qual Deus age no mundo para comunicar a salvação à humanidade:

“alguém que Deus escolheu entre muitos, a quem chamou e a quem confiou uma missão – trazer a justiça, propor a todas as nações uma nova ordem social da qual desaparecerão as trevas que alienam e impedem de caminhar e oferecer a todos os homens a liberdade e a paz... O Servo contará com a ajuda do Espírito de Deus, que lhe dará a força de assumir a missão e de concretizá-la”.

Assim Deus age: escolhe, chama, capacita e envia para a missão e nos comunica o Seu  Espírito, que nos fortalece, anima e ilumina.

Somos discípulos missionários do Senhor, do Servo Sofredor e vencedor, porque o Pai O Ressuscitou, e em Seu nome, nos enviou o Seu Espírito: acreditemos, contemplemos e imitemos a Paixão do Senhor, morrendo com Ele, para com Ele também ressuscitarmos.


Fonte de pesquisa: www.Dehonianos.org/portal

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG